Acaba de ser divulgado o relatório final do ROAD – “Rural Opinions, Advocacy and Development”, um projeto financiado pelo programa “Europa para os Cidadãos”, criado com o objetivo de aumentar a participação dos cidadãos, através da recolha de opiniões e soluções propostas pelas populações/comunidades/organizações rurais, capazes de contribuir para a resolução de problemas locais e regionais.
335 pessoas de 38 países participaram na 4.ª edição do Parlamento Rural Europeu, que decorreu em Candás, no Principado das Astúrias (Espanha) entre os dias 6 e 9 de novembro. O evento incluiu momentos de reflexão e trabalho em rede, troca de experiências, sessões de debate e reflexão sobre o futuro do desenvolvimento rural na Europa, apresentações de exemplos de projetos inspiradores e boas práticas e visitas de campo para conhecer a realidade das áreas rurais das Astúrias, assim como atividades culturais e momentos de convívio entre os participantes. Portugal marcou presença através de uma delegação dinamizada pela Federação Minha Terra.
A iniciativa do Parlamento Rural Europeu deste ano, que vai para a sua terceira edição, vai decorrer nos dias 18 a 21 de outubro de 2017, na aldeia holandesa de Venhorst.
O 3º Parlamento Rural Europeu está prestes a acontecer, de 18 a 21 de outubro, nos Países Baixos.
Após quatro dias de reuniões, oficinas, visitas a iniciativas e discussões intensas, o 3º Parlamento Rural Europeu, reunido na aldeia de Venhorst, na Província do Brabante do Norte, nos Países Baixos, propos um novo fundo europeu para o desenvolvimento local de base comunitária.
A próxima e terceira edição do Parlamento Rural Europeu (PRE) vai decorrer de 18 a 21 de outubro 2017, na pequena aldeia holandesa de Venhorst. Segunda as previsões, o evento vai reunir cerca de 300 participantes oriundos de 40 países europeus – 28 países membros, contando também com a Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Macedónia, o Montenegro e a Sérvia. A organização vai ficar a cargo de Landelijke Vereniging voor Kleine Kernen LVKK (Associação nacional de pequenas cidades) e de Vereniging Kleine Kernen Noord-Brabant VKKNB (Associação de pequenas cidades de Brabante do Norte).
No passado dia 29 de abril, a equipa coordenadora do Parlamento Rural Europeu 2015, que inclui a rede sueca Hela Sverige ska Leva, entidade coordenadora da parceria candidata, que a Federação Minha Terra também integrou, apresentou o relatório final ao programa "Europe for Citizens", o cofinanciador desta iniciativa.
Michael Dower, em visita à Região Autónoma da Madeira explica, em entrevista à RTP Madeira, quais os objetivos da iniciativa Parlamento Rural Europeu / ERP2015 e que as suas preocupações consistem predominantemente em devolver o bem-estar à população rural europeia, principalmente às zonas periféricas das extremidades da Europa, como é o caso da Madeira.
Concluído e aprovado em Schärding, na Áustria, no passado dia 6 de novembro, o Manifesto Rural Europeu já se encontra disponível em 13 idiomas diferentes, e assume-se como uma base de trabalho com as comunidades rurais e com os diferentes órgãos governamentais com vista à preparação das políticas públicas para o período após 2020.
As populações rurais da Europa afirmam os seus direitos.
Entre os dias 4 e 6 de Novembro em Schärding, na Áustria realizou-se o segundo Parlamento Rural Europeu, que juntou 240 representantes das comunidades rurais de 40 países e foi aprovado um ambicioso Manifesto Rural Europeu.
A Federação Minha Terra junta-se à população rural de 40 países, para o segundo Parlamento Rural Europeu, que decorre em Schärding (Áustria), entre os dias 4 e 6 de Novembro, com o objetivo da exigência de um acordo justo para comunidades rurais na Europa.
O trabalho de mobilização das comunidades rurais para o modelo participativo defendido pelo Parlamento Rural Europeu foi coordenado em Portugal pela MINHA TERRA e desenvolvido maioritariamente pelas ADL suas associadas, dinamizadoras de parcerias locais diversificadas e representativas, capacitadas para desencadear o processo de auscultação e diagnóstico a nível local.
Constituir uma “cascata de ideias, de baixo para cima” é a estratégia utilizada para envolver todas as comunidades rurais no Parlamento Rural Europeu 2015.
A Federação MINHA TERRA tem em curso um questionário online para alargar a participação no Parlamento Rural Europeu 2015 a pessoas e entidades das comunidades rurais, reforçando a visão nacional sobre a realidade dos territórios/comunidades rurais em Portugal.
No passado dia 19 de agosto, foi lançado o primeiro número da newsletter do Parlamento Rural Europeu, edição 2015.
A Federação MINHA TERRA foi convidada para assumir a coordenação do processo em Portugal, que envolve também as Associações de Desenvolvimento Local (ADL) suas associadas, enquanto dinamizadoras de parcerias locais diversificadas e representativas, que estão particularmente bem colocadas e preparadas para desencadear o processo de auscultação a nível local.
Com o objetivo de garantir que os interesses e o bem-estar das comunidades rurais da Europa estejam fortemente refletidas em políticas nacionais e europeias, terá lugar na cidade austríaca de Schärding, de 4 a 6 de novembro, o segundo Parlamento Rural Europeu.
Reforçar a voz das comunidades rurais da Europa é o objetivo principal do Parlamento Rural Europeu 2015, que terá lugar na cidade austríaca de Schärding, de 4 a 6 de novembro.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]