Parlamento Rural Europeu 2017 com data marcada

2017-07-24

A iniciativa do Parlamento Rural Europeu deste ano, que vai para a sua terceira edição, vai decorrer nos dias 18 a 21 de outubro de 2017, na aldeia holandesa de Venhorst.

I13025-ERP2017.JPG

Trata-se do evento final de uma campanha que tem decorrido desde o ano passado com vista a reforçar a participação dos cidadãos rurais na União Europeia na formulação de políticas e na tomada de medidas para o bem-estar nas economias e comunidades rurais, e que tem contado com o apoio do programa Europa para os Cidadãos, através de mais de 40 parceiros em toda a Europa, nomeadamente através de:

- Defesa, a nível nacional e europeu, dos elementos políticos do Manifesto Rural Europeu 2015 «Toda a Europa deve viver!»;

- Reforço das redes europeias (ERCA, PREPARE e ELARD), bem como dos parceiros nacionais, e alargar o alcance destas organizações aos cidadãos rurais;

- Realização de seis workshops temáticos de preparação do Parlamento Rural Europeu: serviços rurais; jovens e mundo rural; acolhimento de migrantes e refugiados nas zonas rurais; combate à pobreza e à exclusão social; reforço das economias rurais; e desenvolvimento rural integrado e promoção do LEADER e do DLBC; e

- Animação e divulgação, através de redes sociais, website do Parlamento Rural Europeu, plataformas europeias e dos parceiros nacionais.

A iniciativa final irá contar com um dia de visita de campo na região do Brabante do Norte, e dois dias de grupos de trabalho e sessões plenárias, a fim de reunir os resultados obtidos nos trabalhos preparatórios e permitir um debate atualizado sobre o estado das áreas rurais na Europa, desafios e oportunidades das políticas públicas para a próxima década.

O evento final conta com o cofinanciamento do Ministério dos Assuntos Internos dos Países Baixos, Província de Brabante do Norte e pelo Município de Boekel e, segundo as previsões, irá reunir cerca de 300 participantes oriundos de 40 países europeus – 28 países membros da União Europeia, e outros países europeus tais como a Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Macedónia, o Montenegro e a Sérvia.

Em Portugal, a Federação MINHA TERRA assume a coordenação do Parlamento Rural Europeu 2017, que envolve também as Associações de Desenvolvimento Local suas associadas.

 

I13025-ERP2017X2.JPG


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]