2017-10-23
Após quatro dias de reuniões, oficinas, visitas a iniciativas e discussões intensas, o 3º Parlamento Rural Europeu, reunido na aldeia de Venhorst, na Província do Brabante do Norte, nos Países Baixos, propos um novo fundo europeu para o desenvolvimento local de base comunitária.
250 pessoas em representação de comunidades rurais de 40 países europeus pediram na “Declaração de Venhorst” o advento de uma nova era de desenvolvimento local “bottom up”, apoiado na ação local de comunidades rurais. Este apelo faz eco a um aumento crescente de iniciativas locais tanto nas zonas urbanas como nas zonas rurais, e à necessidade de reforçar a vitalidade das zonas rurais em toda a Europa.
No momento em que as instituições europeias estão a decidir o futuro dos programas e dos fundos da UE, o Parlamento Rural Europeu pede uma nova base unificada para o financiamento do desenvolvimento local. Agregaria uma fatia significativa dos quatro Fundos Europeus – Rural, Social e Pescas – num só fundo para o Desenvolvimento Local de Base Comunitária, gerido de forma unificada a nível europeu e nacional.
Estes fundos combinados deveriam depois ser desdobrados numa base descentralizada através dos grupos LEADER e de outras parcerias locais, com vista a estimular o trabalho conjunto das organizações locais com as populações e incentivar uma intervenção ajustada às mais variadas necessidades de cada local.
A Declaração de Venhorst também focou outras questões-chave correntes na Europa rural. Os participantes saudaram o sucesso do primeiro Parlamento Rural Europeu da Juventude realizado em agosto deste ano e reclamaram que as entidades públicas garantissem o acesso dos jovens aos programas financiados. Sentiram-se motivados pelos testemunhos crescentes de acolhimento de refugiados e migrantes económicos nas comunidades rurais e de tentativas de resolução de situações de pobreza e de exclusão social. Apelaram à criatividade das ações para manter serviços em meio rural e diversificar as economias rurais.
O Parlamento Rural Europeu é uma iniciativa conjunto da European Rural Community Alliance (ERCA), da PREPARE Partnership for Rural Europe e da ELARD –European LEADER Association for Rural Development, e contou com a participação de cidadãos rurais oriundos de 40 países:
A Declaração de Venhorst e a versão revista do Manifesto Rural Europeu (ainda em inglês) encontram-se em anexo. Brevemente serão disponibilizados em português.
Saiba mais em www.europeanruralparliament.com e www.erp2017.eu
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]