2011-08-15
Setembro, 2011
Primeiro uma, depois outra e outra? Com suspense q.b. foram, finalmente, reveladas as 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa? Alheira de Mirandela, caldo verde, arroz de marisco, queijo Serra da Estrela, sardinha assada, leitão da Bairrada e pastel de Belém.
A Declaração Oficial das 7 Maravilhas teve lugar no passado sábado, 10 de setembro, na antiga Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, num espetáculo transmitido em direto na RTP.
As 7 Maravilhas da Gastronomia foram eleitas pelo maior número de votos, independentemente da categoria, por votação pública entre 7 de maio e 7 de setembro, tendo sido registados 899.069 votos.
Entre as 7 maravilhas, eleitas em pé de igualdade, encontram-se maravilhas com um sabor muito especial para as Associações de Desenvolvimento Local (ADL) que, junto com a Federação MINHA TERRA, se associaram à iniciativa, através de um projeto de cooperação LEADER.
Conquistaram o título de maravilha a alheira de Mirandela da DESTEQUE - Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente, o caldo verde da ADRIMINHO - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, e o arroz de marisco da ADAE - Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura mas outras mais mobilizaram as ADL, numa ação de apoio incondicional às candidaturas das suas regiões.
As expectativas eram grandes, já que entre as 21 finalistas (reveladas a 7 de maio) chegaram outras maravilhas das ADL, entre as quais o coelho à caçador do Dão, e da ADICES - Associação de Desenvolvimento Local. Já para não falar das pré-finalistas, anunciadas a 7 de abril. As ADL foram responsáveis pela apresentação de 140 candidaturas entre as 433 registadas a concurso.
A participação das ADL e da MINHA TERRA - na qualidade de parceiro científico - não se ficou por aqui? Além da colaboração ao nível da constituição do painel de especialistas, as ADL contribuíram ativamente na preparação de vários programas de televisão (transmitidos na RTP1 entre junho e setembro), à volta das receitas/pratos finalistas, com sugestões e propostas muito concretas.
Unidos na partilha de um objetivo comum - divulgar e promover o património gastronómico dos «seus» territórios - as ADL encontraram nesta «parceria» uma forma de materialização concreta dos seus princípios de atuação.
À margem do calendário do concurso 7 Maravilhas da gastronomia, as ADL organizaram e promoveram ações próprias de promoção do receituário tradicional. Entre feiras e festas, centros comerciais e lojas tradicionais, através de encontros e workshops, show cooking, apresentações e degustações, estas receitas seduziram o palato e conquistaram o estômago (e o coração) de muita gente? que votou em massa nas maravilhas da sua preferência, na página do evento na internet, através do facebook, por sms ou chamada telefónica.
Para as ADL, a eleição destas maravilhas gastronómicas - de grande importância no contexto socioeconómico local - vem comprovar a excelência dos produtos de qualidade produzidos nos territórios rurais. Divulgar e promover este património, associado a saberes-fazer únicos faz parte da sua razão de ser.
A Declaração Oficial das 7 Maravilhas Gastronómicas vem, afinal de contas, celebrar a grande riqueza, diversidade e qualidade de paladares da gastronomia portuguesa, com uma forte relação com as identidades territoriais do nosso país. Vem reconhecer um património único, testemunho da identidade nacional e fator decisivo na escolha de Portugal enquanto destino turístico.
A revelação das 7 Maravilhas da Gastronomia veio, finalmente, responder à famosa pergunta: A que sabes, Portugal? A Portugal, claro!
Artigos relacionados
Sabores da Praia da Vieira em Lisboa
ADAE promove gastronomia da Alta Estremadura
7 Maravilhas da Gastronomia - Finalistas com um sabor muito especial
AD ELO apresentou as "suas" maravilhas gastronómicas
AD ELO apresenta as maravilhas gastronómicas da Bairrada, Tentúgal e Figueira da Foz
7 Maravilhas da Gastronomia - Reveladas as 70 pré-finalistas
ADELIAÇOR e GRATER parceiras das 7 Maravilhas da Gastronomia
Maravilhas da Gastronomia - Candidaturas já abriram
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Webinário de boas-práticas sobre habitação nas áreas rurais |
2025-02-20, Evento online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]