2022-09-12
Decorreu na passada sexta-feira, dia 9 de setembro, na Escola Superior Agrária de Coimbra, o seminário de encerramento do projeto “Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas”. A iniciativa incluiu a apresentação dos resultados do projeto, assim como a troca de experiências e debate com outros projetos dedicados à temática da agricultura familiar.
O seminário começou pelas 10:00, com a sessão de abertura, a cargo de José Sousa Guedes, em representação da Federação Minha Terra, que apresentou a parceria e salientou a importância da agricultura familiar no quadro da intervenção dos Grupos de Ação Local, justificando o desafio lançado à parceria para realização do projeto. Na sessão de abertura participaram também representantes das entidades que integram a parceria do projeto, Sandra Candeias, da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Maria Elvira Ferreira, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e José Veiga, da Universidade de Évora.
Seguiu-se, por parte de David Canaveira e Luís Chaves, da Federação Minha Terra, a apresentação dos objetivos e metodologias e da síntese dos principais resultados do projeto que agora termina, com destaque para as propostas de adequação/densificação dos requisitos de adesão e dos direitos previstos para os detentores do Estatuto da Agricultura Familiar.
Após uma breve pausa, seguiu-se a mesa redonda “Os desafios da agricultura familiar”, onde participaram um conjunto de representantes de projetos que abordaram ou estão a abordar a temática da agricultura familiar:
Esta mesa redonda dividiu-se em duas fases, uma primeira onde foram apresentados os objetivos do projetos e os resultados do trabalho desenvolvido e uma segunda fase de debate, moderado por Isabel Rodrigo, do Instituto Superior de Agronomia, que se estendeu à audiência.
A sessão de encerramento ficou a cargo de José Veiga e de Fernando Martins, Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Centro, em representação da Ministra da Agricultura e Alimentação que fizeram um balanço dos trabalhos e que destacaram a necessidade de uma valorização adequada da agricultura familiar no contexto das políticas públicas, em particular do Estatuto da Agricultura Familiar, com envolvimento de diferentes atores na sua definição/adequação e a necessidade de “sair fora da bolha” e ir ao encontro dos/as agricultores/as e conhecer as suas realidades e as suas necessidades e expetativas.
As conclusões do projeto “Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas”, serão um objeto de uma publicação a difundir brevemente, integrando os contributos deste seminário. As intervenções no seminário estão, desde já, disponíveis.
Gravações:
Sessão de abertura
Apresentação dos objetivos, metodologias e principais resultados do projeto
Mesa redonda "Os desafios da agricultura familiar"
Sessão de encerramento
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]