2025-04-07
Estão abertas as inscrições para mais um laboratório de ação política do Gabinete de Apoio ao Pacto Rural que, desta feita, abordará a verificação rural (ou rural proofing, em inglês). O objetivo é discutir a criação de medidas para a aplicação eficaz do mecanismo de verificação rural a nível comunitário, nacional e regional.
O evento, com o título "Verificação rural: Olhando para as políticas por uma lente rural", que terá lugar em formato online a 12 de junho, permitirá a troca de ideias e a identificação de propostas e recomendações que apoiem os decisores políticos a definir ferramentas de análise de políticas, estratégias, planos, legislação e compromissos sob uma "ótica rural", isto é, verificando os seus impactos nos territórios rurais e o nível de alinhamento com as perspetivas, necessidades e ambições das comunidades.
Na iniciativa será também dado destaque à discussão sobre as formas de ultrapassar as limitações a nível de disponibilidade de dados estatísticos, que condicionam a monitorização e avaliação dos resultados e efeitos das políticas.
As inscrições estão abertas até 5 de maio.
Para mais informações, incluindo o programa provisório, visite a página do evento.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Ações de informação sobre prevenção e proteção contra incêndios florestais |
2025-04-08 a 2025-05-22, Várias localidades do concelho de Mortágua |
Conferência “Frutos secos – Contributo para a proteção do patrimómio rural” |
2025-04-10, Edifício Paços do Concelho Séc. XXI, Lagos |
Webinário "Sustentabilidade NewEcoSmart 2: Inovar com Competências Verdes" |
2025-04-11, Evento online |
Conferência "Inovação: que desafios se colocam ao setor agroflorestal nacional para a próxima década?" |
2025-04-22, Auditório Principal da Escola Superior Agrária de Coimbra |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]