2014-12-17
O Documento de Posição de Portugal sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 das Nações Unidas, que irá substituir os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, foi aprovado em Conselho de Ministros.
Resultado de um processo participativo, que envolveu quer os ministérios setoriais, quer representantes de organizações públicas e da sociedade civil, o documento serve para apresentar a posição portuguesa sobre o processo, áreas focais, objetivos e metas, a ser defendida por Portugal, nas discussões internacionais em que os diversos ministérios são chamados a participar.
Não se tratando de um documento fechado, pretende-se que o Documento de Posição de Portugal sobre a Agenda Pós 2015 possa evoluir de acordo com as negociações - quer no âmbito da UE quer no contexto das Nações Unidas e outro – e assim adaptar-se ao próprio processo dinâmico e evolutivo que caracteriza uma agenda desta natureza.
Espera-se, assim, que o conjunto das organizações, públicas e da sociedade civil, que contribuiu para a dinamização e construção do processo de consulta pública da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, possa continuar a trabalhar, em parceria, respondendo aos diferentes desafios e exigências não só internacionais mas também nacionais, tendo em conta o caráter universal desta agenda e a sua aplicação a todos os países, independentemente do seu grau de desenvolvimento.
Recorde-se que os contributos da sociedade civil portuguesa, decorrentes do processo da consulta pública sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, promovido por várias organizações, públicas e da sociedade civil, entre as quais a Federação Minha Terra, foram dados a conhecer em Lisboa, a 7 de julho, num evento final, aberto ao público, de apresentação de resultados da consulta, dinamizado entre os meses de maio e junho, através da realização de encontros em vários pontos do país e de um questionário online aberto à participação de todos.
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]