2011-12-14
2011
As candidaturas aprovadas pelo GAC Mondego Mar, no 1º Aviso de Concurso, contemplam projetos dos concelhos de Mira e Figueira da Foz no valor de um milhão de euros.
Os projetos, no valor de 1.019.200,54 euros, beneficiando de um apoio a fundo perdido de 859.843,29 euros, abrangem uma grande diversidade de investimentos, nomeadamente, a comercialização de produtos da pesca, a construção e/ou recuperação de casas de pescadores, e a valorização ambiental, social e paisagística de apoio logístico à atividade piscatória.
A AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, enquanto parceiro Gestor do Grupo de Ação Costeira (GAC) Mondego Mar, acolheu a sessão de entrega dos contratos do Eixo 4 do PROMAR - Programa Operacional Pesca 2007-2013, na sequência do 1º Aviso de Concurso (2010), em Cantanhede, no passado dia 6 de dezembro.
Contando com a presença do Órgão de Administração e Assembleia de Parceiros do GAC Mondego Mar, o evento teve por objetivo divulgar publicamente os apoios proporcionados no âmbito do Eixo 4 do PROMAR, que visa «Promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das zonas e comunidades piscatórias mais dependentes da pesca», na Zona de Intervenção correspondente a várias freguesias dos concelhos de Cantanhede, Figueira da Foz, Mira e Montemor-o-Velho.
Após um breve enquadramento aos projetos, pelo Diretor Executivo da AD ELO, António Santos, a sessão foi encerrada por Pedro Castro, que presidiu ao Órgão de Administração em representação da Câmara Municipal de Cantanhede, com um discurso de incentivo à apresentação de novas candidaturas, dado que as verbas afetas ao GAC Mondego Mar permitem a realização de novos Avisos de Concurso com início já no dia 19 de dezembro.
Artigo relacionado
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]