2024-05-03
Nos últimos anos, o ensino de programação tem vindo a ganhar destaque como uma ferramenta educacional fundamental. Esta abordagem não apenas introduz as crianças ao mundo da tecnologia, mas também estimula habilidades cognitivas essenciais e promove uma compreensão mais profunda do mundo ao seu redor.
O SCRATCH 4 ALL é um projeto para as crianças do 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, baseado na linguagem de programação Scratch, que pretende contribuir para o sucesso escolar e combate ao abandono precoce da escola, através da dinamização de atividades na área da robótica e programação, introduzindo, dessa forma inovação e criatividade no sistema de ensino e, em simultâneo, promovendo a aquisição dum conjunto de competências específicas e transversais de acordo com o meio onde se inserem, desenvolvendo competências, não só na área da programação, mas também em áreas como a sustentabilidade ambiental, cidadania, prevenção rodoviária, saúde, educação financeira, entre outras, permitindo uma preparação mais eficaz dos alunos e uma maior motivação para a aprendizagem. O ensino de programação não é apenas uma tendência educacional: trata-se de uma necessidade já que prepara os mais novos para um futuro cada vez mais digital, promovendo, ao mesmo tempo, um desenvolvimento comunitário sustentável e inclusivo.
Este é o ponto de partida para mais um webinário do Projeto INCOMUN - INovação e COnhecimento no MUNdo rural; decorre já na próxima terça feira, dia 7, a partir das 9h30 neste link:
SOBRE OS ORADORES:
Iniciou estudos superiores no Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde obteve em 1993 o grau de Bacharel em Produção Animal.
Em 1999, obteve grau de Especialista em Desenvolvimento Comunitário atribuído pelo Conseil Régional de la Région de Poitou-Charantes, Poities.
Em 2003, obteve o grau de Licenciatura em Gestão e Extensão Agrária, atribuído pelo Instituto Politécnico de Coimbra.
Em 2023, obteve o grau de Mestre em Administração e Gestão Pública, pela Universidade de Aveiro.
Em março de 2016, iniciou funções de Gestor Executivo da Associação Empresarial Inova-Ria e foi nessa qualidade que estruturou e desafiou o Município de Albergaria-a-Velha a implementar o projeto Screst4as.
Educadora de Infância de formação inicial, especializada em Educação Especial nos domínios Cognitivo e Motor. Mestre em Ciências da Educação na área da Gestão Curricular pela Universidade de Aveiro.
Atualmente, é Vereadora em Regime de Tempo Inteiro na Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e responsável pelas áreas da Educação, Ação Social, Inclusão, Envelhecimento ativo e saudável, Habitação, Emprego e Formação Profissional, Infância, Juventude e Família, Saúde, Cidadania e participação dos Jovens e Voluntariado.
Nas anteriores Vereações, assumiu responsabilidades na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Albergaria-a-Velha, no Conselho Municipal de Educação, no Conselho Local de Ação Social, no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas da Branca e no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha e ainda no Conselho Consultivo da Escola Profissional de Artes Performativas Art´J da JOBRA.
Integrou o Conselho Consultivo do Centro Hospitalar do Baixo Vouga e Conselho da Comunidade do ACES do Baixo Vouga.
É Comissária Municipal para a Igualdade desde 2017.
SOBRE O INCOMUN- INovação e COnhecimento no MUNdo rural
O Incomum é um projeto de cooperação que resulta no desenvolvimento de uma iniciativa piloto, que pretende efetuar uma análise exaustiva dos territórios e testar formas de transferência de conhecimento para os territórios rurais, atendendo, naturalmente, às suas especificidades.
A intervenção proposta assenta em quatro grandes eixos (Conhecer, Capacitar, Incorporar e Disseminar), aos quais se associa um conjunto de atividades, que permitem operacionalizar o principal desígnio: criar condições para que seja possível mobilizar os actores relevantes da comunidade científica e, através da mediação dos GAL, revitalizar e potenciar as comunidades e os territórios rurais através da introdução, produção e transferência de inovação e conhecimento.
Apesar da parceria ter uma localização geográfica diversa, os problemas e necessidades sentidas são comuns: os parceiros do projeto acreditam que a coesão territorial não deve ser analisada apenas tendo por base a dicotomia interior/litoral.
O Incomum é um projeto de cooperação desenvolvido por:
Conta com o apoio do PDR 2020 sendo cofinanciado ao abrigo da Medida 10.3.1 – Cooperação Interterritorial e Transnacional dos Grupos de Ação Local (GAL) do PDR2020.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]