Vila de Frades, Vidigueira
António Honrado já produzia vinho de talha no seu restaurante, quando o filho Rúben se juntou ao negócio para tratar da certificação do produto, aprovado pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (cvra), e comercializado como vinho DOC pela nova empresa familiar Honrado Vineyards, criada em 2016.
O aumento crescente da procura dos mercados nacionais e internacionais por vinho de talha motivou a expansão da produção. A empresa apresentou uma candidatura à Medida LEADER do PDR2020, através do GAL Terras Dentro 2020, para criar uma nova adega num armazém em Vila de Frades, dando-se início àquilo que deveriam ser meras obras de reconstrução de um edifício abandonado. Na verdade, por debaixo de camadas de cimento, pedra e tijolo os Honrados descobriram um espaço centenário, com inspirações romanas.
Dada a beleza da construção original, o projeto de reconstrução passou a restauração, para preservar a traça original do edificado que, segundo análises arqueológicas, data do séc. XIII. Foi também assim que nasceram as condições ideais para juntar à simples produção de vinho, a exploração de uma adega-museu.
Doravante a Honrado Vineyards irá também focar-se na preservação e divulgação da técnica milenar de produzir vinho em talhas de barro através da sua adega-museu Cella Vinaria Antiqua (adega de vinho ancestral).
O projeto, lançado apenas há alguns meses, já começou a dar frutos, sendo neste momento classificado como o espaço número um a visitar no Baixo Alentejo nas categorias Adegas/Vinhas e Museus num conhecido site de viagens. Este polo de atração enoturística contribui, em grande medida, para o maior conhecimento e o aumento dda venda direta de vinho de talha.
Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local TERRAS DENTRO no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo).
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]