Vinho de talha – Cella Vinaria Antiqua

Vila de Frades, Vidigueira

António Honrado já produzia vinho de talha no seu restaurante, quando o filho Rúben se juntou ao negócio para tratar da certificação do produto, aprovado pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (cvra), e comercializado como vinho DOC pela nova empresa familiar Honrado Vineyards, criada em 2016.

I13730-2018-09-03X-XBYXRUBENXHONRADOXX55XX-XCXXPIA.JPG

O aumento crescente da procura dos mercados nacionais e internacionais por vinho de talha motivou a expansão da produção. A empresa apresentou uma candidatura à Medida LEADER do PDR2020, através do GAL Terras Dentro 2020, para criar uma nova adega num armazém em Vila de Frades, dando-se início àquilo que deveriam ser meras obras de reconstrução de um edifício abandonado. Na verdade, por debaixo de camadas de cimento, pedra e tijolo os Honrados descobriram um espaço centenário, com inspirações romanas.

Dada a beleza da construção original, o projeto de reconstrução passou a restauração, para preservar a traça original do edificado que, segundo análises arqueológicas, data do séc. XIII. Foi também assim que nasceram as condições ideais para juntar à simples produção de vinho, a exploração de uma adega-museu.

Doravante a Honrado Vineyards irá também focar-se na preservação e divulgação da técnica milenar de produzir vinho em talhas de barro através da sua adega-museu Cella Vinaria Antiqua (adega de vinho ancestral).

O projeto, lançado apenas há alguns meses, já começou a dar frutos, sendo neste momento classificado como o espaço número um a visitar no Baixo Alentejo nas categorias Adegas/Vinhas e Museus num conhecido site de viagens. Este polo de atração enoturística contribui, em grande medida, para o maior conhecimento e o aumento dda venda direta de vinho de talha.

  • Financiamento: Operação 10.2.1.2 – Pequenos investimentos na transformação e comercialização do PDR 2020
  • Promotor: Rúben Honrado
  • Localização: Vila de Frades, Vidigueira
  • Investimento total elegível: 111.568,57 euros
  • Despesa pública: 50.205,85 euros
  • Postos de trabalho: 1

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local TERRAS DENTRO no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo).


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]