2023-03-06
Enquadradas no encerramento do projeto “LIGNOBIO - Conversão dos Resíduos Florestais em Bio Produtos de alto interesse industrial através de tecnologia termoquímica assistida por micro-ondas”, apoiado no âmbito do Programa de Iniciativa Comunitária LIFE AMBIENTE, decorreram na passada no passado dia 28 de fevereiro no Centro Cultural de Vila Nova de Poiares, as Jornadas Técnicas “O papel da Floresta e Biomassa na Agenda da (nossa) Natureza, numa organização da Dueceira com o apoio do Município de Vila Nova de Poiares.
Numa parceria com entidades espanholas e portuguesa, em que a entidade coordenadora é a Universidade de Alcalá de Henares (também esta à semelhança da Universidade Coimbra, Património da Humanidade e cidade berço do escritor clássico Cervantes) o projeto através de um Estudo demonstrativo pretendeu evidenciar a viabilidade económica e ambiental da utilização dos resíduos gerados no processo de desmatamento de florestas como fonte de matéria-prima para produção de bio-produtos com alto valor acrescentado, concretamente vinagre de madeira; bio-betão; bio-carvão ou carvão vegetal (em Espanha designado biochar), entre outros produtos. Prevê-se a sua utilização, entre outras possíveis, em caldeiras e em substituição de óleos combustíveis convencionais, na limpeza e desmate de matos nas faixas rodoviárias e ainda na prática agrícola, servindo para evitar o gasto dos solos, conferindo simultaneamente um aumento da sua qualidade.
A Dueceira integrou esta parceria com o objetivo de avaliar a possibilidade de utilização da madeira de eucalipto para estes propósitos, tendo fornecido estilha para análise. Os resultados não foram os desejáveis porquanto inadequada esta estilha, criando constrangimentos tecnológicos nos equipamentos. Não obstante este revés, numa segunda fase o estudo centrou-se em testes com madeira de acácia, fornecidos pela Dueceira sendo que esses resultados foram apresentados no decurso dos trabalhos pela entidade coordenadora do projeto. Do sucesso desta utilização e da possibilidade de transformação da madeira de acácia em bio produtos, novas oportunidades poderão surgir para o território, com benefícios claros para o ambiente e para a economia.
Este foi e é o grande propósito da integração da Dueceira neste projeto, ou seja, a possibilidade de estimular os agentes locais para a criação de um circuito circular que permita encontrar um meio de contrariar a propagação desta espécie invasora, simultaneamente, com benefícios económico-financeiros para as empresas e comunidades.
Para além deste propósito, o grande objetivo destas Jornadas foi relançar a temática da Floresta e da Biomassa estimulando a reflexão e debate e o surgimento de soluções para os territórios rurais tendo, para tal, incorporado no seu Programa um leque diversificado e extremamente interessante de oradores em representação de instituições académicas e do setor florestal com vasto conhecimento e experiência na área.
Para além da apresentação de resultados da iniciativa, tanto em Portugal quanto em Espanha, as Jornadas decorreram, num primeiro momento, com uma apreciação sobre o território e seus recursos através da visão dos académicos com estudos e experiências concretas. Foram apresentadas abordagens sobre a construção de uma paisagem rural sustentada e sustentável e também formatos de protecção das paisagens, com incidência para a Serra da Lousã.
Num segundo momento, da parte da tarde, foram abordados formatos de intervenção no território tanto ao nível da prevenção de fogos florestais quanto apresentados exemplos de iniciativas e projectos em curso para a criação de uma floresta mais resilientes e ainda as possibilidades de infra-estruturação de parques de biomassa, tanto na perspectiva do projecto Lignobio, quanto dos Centros de Investigação e de grandes empresas do setor.
Com um número de participantes que ultrapassou as 6 dezenas sobretudo de agentes com trabalho e responsabilidade na fileira florestal, as Jornadas constituíram um espaço de reflexão e de troca de conhecimento e experiências criando possibilidades de abordagens colaborativas e em parceria potenciadoras do surgimento de novos e profícuos modelos de intervenção que permitam equacionar as significativas problemáticas com que nos debatemos no território.
Esta iniciativa foi apoiada em 60% pelo Programa de Iniciativa Comunitária LIFE Ambiente e coordenada pela Fundación General Universidade de Alcalá de Henares, envolvendo parceiros de Portugal e Espanha, entre Associações de Desenvolvimento Local/GAL (de Portugal: Dueceira e Douro Histórico e de Espanha: AdaSur; Institutos de Investigação e empresas). A parceria local envolve os Municípios de Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares e ainda a AfloPinhal – Associação Florestal do Pinhal e o CBE – Centro da Biomassa para a Energia.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]