2024-03-04
No dia 28 de fevereiro, os parceiros do projeto Revitalgarve visitaram o Viv’o Mercado, em Lagos. Esta visita decorreu ao longo da tarde e teve como propósito a divulgação e transferência de boas práticas deste mercado, que se distingue pelo seu modelo de gestão diferenciador.
A manhã de trabalho teve início com uma reunião entre os parceiros do projeto, que decorreu na sede da Associação Vicentina, em Bensafrim.
Ao almoço, que teve lugar no restaurante Rota Algarviana, seguiu-se a receção dos parceiros na Câmara Municipal de Lagos, por Sara Coelho, Vereadora da Câmara e Jorge Sequeira, Fiscal do Viv’o Mercado.
Decorreu ainda uma sessão de trabalho, na qual se discutiu o modelo de funcionamento inovador do Viv’o Mercado. Ao longo desta reunião, os parceiros do Revitalgarve tiveram a possibilidade de fazer perguntas e esclarecer dúvidas relativas às singularidades do Viv’o Mercado, sobre os seus produtos, produtores e técnicas de comunicação e divulgação do espaço.
Sara Coelho esclareceu que houve um aproveitamento das infraestruturas existentes para a realização deste mercado, sendo que este se distingue e inova através do horário, das 16h00 às 20h00, dos momentos de animação, que contam com as atuações de artistas locais e da diversidade de produtos vendidos, biológicos, convencionais, viv’o verificados, de artesanato e cosméticos.
Jorge Sequeira explicou que o público do Viv’o Mercado é diferente do público dos restantes mercados municipais de Lagos, referindo que os clientes deste espaço passam mais tempo no mercado. Referiu ainda que o mercado funciona melhor durante os meses de inverno, sentindo-se uma quebra de clientes nos meses de verão.
Após um coffee break, oferecido pela Câmara Municipal de Lagos, a tarde continuou com a visita ao Viv’o Mercado. Os parceiros puderam explorar o espaço, falar com os produtores e vendedores e fazer as suas compras. No final do dia foram presenteados com a atuação do Rancho Folclórico de Odiáxere.
O Revitalgarve é um projeto financiado no âmbito do PRR, que reúne uma vasta parceria regional e tem como propósito a capitalização e inovação empresarial, através da diversificação da atividade económica da região algarvia. Pretende ainda promover a revitalização das zonas rurais do Algarve, com a aplicação de metodologias que apostem no reforço de um sistema alimentar territorial, apoiado num modelo de crescimento sustentável.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Webinário de boas-práticas sobre habitação nas áreas rurais |
2025-02-20, Evento online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]