2012-04-09
De 18 de abril a 3 de maio de 2012
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas bolsas de investigação para mestres, no âmbito do projeto RUR@AL INOV - Inovar em Meio Rural/CETRAD - UTAD, financiado pelo PRRN.
}
Área Científica
Economia [Gestão, Planeamento Regional (ou similar)]
Requisitos de admissão
São admitidos a concurso candidatos com o grau de mestre, preferencialmente na área da economia, gestão, planeamento regional ou similar. Será dada prioridade a candidatos com experiência em projetos de investigação, experiência em investigação na área da inovação ou áreas relacionadas, domínio dos softwares Microsoft Office Excel para criação de bases de dados e tratamentos estatísticos, SPSS, Arcview, e autoria ou co-autoria de publicações científicas.
Plano de trabalhos
Os principais objetivos deste projeto são (1) delinear o quadro concetual e metodológico para a identificação, análise e promoção da inovação em áreas rurais; (2) identificar, inquirir e classificar organizações inovadoras; (3) Identificar, definir e analisar as principais variáveis do contexto envolvente que mostram impacto no (in) sucesso da inovação nas áreas rurais portuguesas; (4) Definir um sistema de indicadores para a medição da sustentabilidade das organizações inovadoras e dos seus impactos na competitividade e sustentabilidade territorial. As tarefas dos bolseiros englobam: (a) revisão de literatura científica; (b) recolha, tratamento e análise de dados (existentes e a gerar pelo projeto); (c) implementação de inquéritos administrados por entrevistas pessoais; (d) apoio à organização e divulgação de workshops, seminários e outros eventos de recolha de informação ou divulgação; (e) apoio à conceção, redação e formatação de documentos técnicos e outras publicações do projeto (em língua portuguesa e inglesa).
Legislação e regulamentação aplicável
Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010 e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Despacho RT.36/2011, de 6 de julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de julho.
Local de trabalho
Os trabalhos serão desenvolvidos no Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica da Professora Doutora Lívia Madureira.
Duração da(s) bolsa(s)
As bolsas terão a duração de três meses, com início previsto em maio de 2012. Os contratos de bolsas poderão ser renovados até ao máximo de doze meses.
Valor do subsídio de manutenção mensal
Os montantes das bolsas correspondem a 980€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.
Métodos de seleção
Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular, avaliação da motivação para o trabalho e eventual entrevista se considerado justificável pelo júri. A avaliação curricular será feita com base na atribuição de uma classificação (Mínimo = 1, Máximo = 3) para cada um dos seguintes critérios: (a) experiência em projetos de investigação; (b) Experiência em investigação na área da inovação ou áreas relacionadas; (c) Domínio dos softwares Microsoft Office Excel para criação de bases de dados e tratamentos estatísticos, SPSS, Arcview; (d) Autoria ou co-autoria de publicações científicas.
Composição do Júri de Seleção
Para a avaliação das candidaturas e seleção dos bolseiros foi nomeada a Profª. Lívia Madureira, como Presidente, e os Profs. Teresa Sequeira e Alberto Baptista, como Vogais.
Forma de publicitação/notificação dos resultados
Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, afixada em local visível e público do CETRAD, sendo os candidatos (as) aprovados (as) notificado através de e-mail.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas
O concurso encontra-se aberto no período de 18 de abril a 3 de maio de 2012. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum vitae, cópia do BI ou cartão de cidadão, cópia de certificado de habilitações com discriminação de classificação por disciplinas e carta de motivação. O formulário de candidatura deve ser o Mod4_BIUTAD-Formulário de Candidatura a Bolsa de Investigação, obrigatoriamente solicitado através do e-mail da Vice-Reitoria para a Investigação e Cooperação (vricc@utad.pt).
As candidaturas deverão ser remetidas por e-mail, mencionando a referência do projeto, para a Lívia Madureira (lmadurei@utad.pt).
Fonte: CETRAD - Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Webinário de boas-práticas sobre habitação nas áreas rurais |
2025-02-20, Evento online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]