2012-03-01
Lisboa, 29 de fevereiro a 4 de março 2012
Com o objetivo de divulgar e promover as potencialidades turísticas dos territórios rurais, várias Associações de Desenvolvimento Local (ADL) marcam presença na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa.
Para a ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, numa participação conjunta com os municípios de Arganil, Góis, Oliveira de Hospital e Tábua, esta é mais uma ação - apoiada pelo LEADER - destinada a incentivar a atracão de novos turistas e visitantes, fundamentais ao desenvolvimento e crescimento deste setor económico na região da Beira Serra.
A ATAHCA - Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, dando sequência à estratégia de promoção e divulgação das potencialidades turísticas do Alto Cávado, apostou numa dupla presença.
Por um lado, ao nível da gastronomia, colocando à disposição dos visitantes da BTL as iguarias mais famosas do Alto Cávado, numa parceria com um conceituado restaurante do território. Por outro, do alojamento em espaço rural - produto turístico cada vez com mais peso económico no Alto Cávado -, através da Associação do Turismo de Aldeia (ATA), que integra as 15 ADL do norte do país.
Pela primeira vez, desde as suas participações consecutivas na BTL, a ATA marca presença no espaço BTL Rural - espaço exclusivamente dedicado à promoção do turismo em espaço rural.
«Potenciar novos contactos e promover a oferta turística das Aldeias de Portugal, numa estratégia mais direcionada para o seu público-alvo», foram algumas das motivações da participação no certame, como realçou Ana Paula Xavier, presidente da ATA.
As Aldeias de Portugal, projeto atualmente enquadrado na cooperação LEADER do PRODER - convidam a ir mais além do que pernoitar em casas emblemáticas em aldeias rurais singulares. A proposta é estar em contacto com a natureza, as tradições, a gastronomia?
A Associação Terras de Sicó marca presença com o stand Villa Sicó, de promoção do Eixo da Romanização (Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal, Soure e Tomar), onde prestará informação aos mercados turísticos, confrontando operadores e agências de viagens com um novo produto para o mercado do turismo cultural, tanto a nível nacional como internacional.
A Terras de Sicó é a entidade promotora do PROVERE Villa Sicó que tem por missão o aproveitamento económico distintivo e inovador deste recurso endógeno âncora da Região centro.
Do sul, a Associação Terras do Baixo Guadiana, em colaboração com a Associação Odiana, foi outra presença nesta BTL, enquadrada no âmbito do LEADER.
A participação permitiu dar a conhecer melhor o território do Baixo Guadiana, cuja riqueza e diversidade de recursos, com elevado potencial de atração turística, «é preciso promover, para que o setor do turismo possa crescer e afirmar-se cada vez como principal motor de desenvolvimento do Baixo Guadiana».
«Vá a pé do Alentejo ao Brasil em quatro minutos na BTL», é o lema desta 24ª edição da BTL, tendo em conta que o Alentejo e o Brasil são os destinos convidados.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]