2013-03-20
No espaço Turismo Azul e Verde, em Campo de Ourique
Dia 26 de Março irá acontecer uma acção de promoção das tradições pascais de Sardoal e Constância, concelhos do distrito de Santarém, em Campo de Ourique (Lisboa). Sorteio de um voucher para uma visita a estas vilas e recriação de elementos decorativos da Semana Santa e das Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem fazem parte do programa.
Até dia 25 de Março, quem fizer compras no valor igual ou superior a 5 euros nas 28 lojas aderentes ficará habilitado a ganhar uma estadia e uma refeição para conhecer a Semana Santa e as Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem. Os estabelecimentos do bairro de Campo de Ourique, em Lisboa, irão entregar um cupão a cada cliente que cumprir os requisitos. Os interessados devem entregar o formulário devidamente preenchido, no espaço «Turismo Azul e Verde», sito na Rua Coelho da Rocha número 41.
A TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior é a promotora desta iniciativa que irá culminar no dia 26 de Março com a demonstração de como a população sardoalense faz os tapetes de flores que adornam as capelas na Semana Santa. As flores de papel que decoram as ruas pitorescas de Constância para as Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem são outra das artes ensinadas aos que entrarem no «Turismo Azul e Verde» durante este dia. O evento promocional terminará com o sorteio do voucher de uma noite e uma refeição para duas pessoas, às 15h.
Os contemplados poderão testemunhar a Procissão dos Fogaréus, em Sardoal. Esta manifestação de Fé existe desde tempos remotos e caracteriza-se por um ambiente místico, em que as luzes das ruas são desligadas e o cortejo religioso é apenas iluminado pela luz das velas, archotes e candeias. Na procissão podem, também, ser apreciados os ricos painéis, provavelmente do século XVIII, representando Cenas da Paixão de Cristo.
Nesta quinta-feira Santa, abrem-se pela primeira vez as igrejas e capelas para os visitantes contemplarem os famosos tapetes de pétalas de flores que o chão dos templos recebe. Esta tradição cultural de profundo envolvimento popular, que se julga ser única no país, remonta a tempos muito antigos, sabendo-se que já existia com grande esplendor no século XIX.
As Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem estão associadas a uma época em que a população de Constância, conhecida pelos marítimos, vivia dos rios. Deles tiravam todo o seu sustento numa altura em que o transporte das mercadorias era feito por via fluvial. As celebrações mantêm as seculares tradições ligadas aos rios e às fainas marítimas, assumindo-se como ponto de encontro de milhares de pessoas, um importante cartaz de promoção do concelho e de divulgação das suas potencialidades económicas, turísticas e culturais.
Destacam-se os arranjos florais nas ruas da vila e a instalação das tasquinhas de gastronomia típica. O ponto alto das Festas acontece com a Procissão e bênção de barcos engalanados que percorrem os rios Tejo e Zêzere.
Com a dinamização desta actividade, a TAGUS pretende divulgar e promover as celebrações pascais centenárias existentes na sua área de intervenção, no espaço criado para valorizar as potencialidades e recursos endógenos dos territórios das oito entidades que compõem o projecto de cooperação interterritorial «Verdes são os Campos», apoiado pela abordagem LEADER, do Programa Nacional de Desenvolvimento Rural (ProDeR).
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Webinário de boas-práticas sobre habitação nas áreas rurais |
2025-02-20, Evento online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]