2018-10-31
Vinte e oito representantes de Grupos de Ação Local (GAL) polacos visitaram, a 25 e 26 de outubro, dois GAL do Alentejo – Terras Dentro e Esdime – não só para conhecer no terreno a intervenção destas associações, como também explorar eventuais pistas de cooperação futura.
Um dia na Terras Dentro
A sede da Terras Dentro em Alcáçovas foi o ponto de partida deste pequeno périplo alentejano. Após uma breve apresentação do GAL Terras Dentro 2020, o grupo iniciou a sua visita pela via do património com uma paragem no palácio onde foi assinado o Tratado de Alcáçovas em 1479, o Paço dos Henriques, restaurado recentemente. Seguiram-se-lhe três projetos apoiados pelo GAL Terras Dentro, no âmbito da abordagem LEADER do PRODER: a unidade de produção de pão e bolos “Colmeia dos Paladares”; o restaurante “Sabores da Vila” e o Centro Hípico da Heradade da Mata. E para fechar a visita também com o património, desta feita imaterial e reconhecido pela UNESCO, o grupo de 28 polacos teve a oportunidade de descobrir a Fábrica de Chocalhos Pardalinho, apoiada no âmbito do LEADER/PRODER e, mais recentemente, com uma candidatura aprovada no SI2E – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego.
Outro dia na ESDIME
A manhã do dia 26, em Castro Verde, ficou marcada não só pela apresentação do GAL Al Sud Esdime como por uma comunicação intitulada “O apoio ao empreendedorismo local – a experiência do Ferreira Empreende”, a cargo do vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Verde e anterior responsável, na Esdime, pelo apoio ao empreendedorismo local, David Marques.
Quase como para exemplificar o que tinha sido exposto, os visitantes polacos foram ao encontro de alguns exemplos de empreendedorismo. Foi assim que conheceram o Centro de ideias e negócios In Castro, bem como os empresários sediados neste espaço.
A seguir ao almoço, que decorreu no restaurante “Casa do Alentejo”, projeto apoiado no âmbito do DLBC/SI2E, o próximo nó neste itinerário foi Aljustrel. Na empresa do Grupo Biquimicos, o grupo foi acolhido pelo empresário Jorge Lopes, responsável pela criação da unidade de produção de embalagens de alumínio para restauração BERRAPAK, projeto apoiado no âmbito do LEADER/PRODER.
A última etapa, ficou a cargo do empresário Guilherme Santos, proprietário da Rectângulo Vermelho, uma empresa de design gráfico, de comunicação e de ambientes, que beneficious de apoios no âmbito do LEADER+, do LEADER/PRODER/Eixo LEADER e recentemente do DLBC/SI2E.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]