2020-07-01
A reunião da Assembleia Geral da Terras de Sicó, realizada ontem, 30 de junho, elegeu os novos órgãos sociais da associação para 2020-2022 e serviu para celebração de um protocolo com a Universidade de Coimbra para criação de um observatório e apoio técnico no âmbito da implementação do projeto “RAC – REDE DE ALDEIAS DO CALCÁRIO” e ainda para reafirmação da vontade de avançar com os esforços de classificação do Maciço de Sicó como paisagem protegida de âmbito regional.
Relativamente aos novos órgãos sociais, a mesa da Assembleia Geral passa a ser presidida pelo Município de Penela, com a ADIPOLM como 1.º secretário e a autarquia de Alvaiázere como 2.º secretário. O cargo de presidente da Direção passa a ser ocupado pelo Município de Soure, o de vice-presidente pelo Município de Pombal e o de secretário pelo Município de Alvaiázere. O Município de Ansião ficará encarregue da tesouraria e o Município de Condeixa-a-Nova será vogal. Já o Conselho Fiscal será presidido pela POMBALPROF, com a ADIPOLM com o cargo de secretário e a SICÓ FORMAÇÃO como relator.
Na reunião foi também celebrado um protocolo com a Universidade de Coimbra, através da Faculdade de Ciências e Tecnologia, visando a prestação de de apoio técnico e na criação de um observatório, no âmbito do projeto “RAC – REDE DE ALDEIAS DO CALCÁRIO”.
Foi ainda reafirmada a vontade dos seis Municípios de consolidar e validar a proposta de classificação de paisagem protegida de âmbito regional para o Maciço de Sicó, cujos próximos passos incluirão uma consulta pública e a realização de sessões de apresentação da proposta à população e entidades, para recolha de contributos.
De acordo com a Terras de Sicó foi ainda aprovada nesta sessão a instrução de uma candidatura de classificação da “arte de construção de muros de pedra seca” a património cultural imaterial da humanidade pela UNESCO.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Webinário de boas-práticas sobre habitação nas áreas rurais |
2025-02-20, Evento online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]