2024-02-09
Um consórcio de entidades, formado pelo Sindicato Agrário CIA-Toscana - Itália, o GAL CoraNE- Norte de Portugal e a empresa social Naturgeis - Espanha, apresentou no dia 9 de fevereiro o Manual para a Integração Sócio-laboral através da Prática Teatral, de Refugiados e Requerentes de Asilo, dentro da União Europeia.
A metodologia incluída no documento, pretende ser uma ferramenta padronizada a nível europeu, que permita abordar a inserção social, cultural e laboral de pessoas deslocadas em toda a UE. Segundo o seu criador, o dramaturgo e especialista espanhol, em teatro social, Fernando Paniagua, o objetivo é usar o teatro como "um instrumento útil para abordar de forma construtiva um dos maiores desafios que os países europeus enfrentam atualmente e enfrentarão nos próximos anos".
O manual resulta do trabalho desenvolvido pelo consórcio, de forma coordenada e participativa, no âmbito do Projeto Teatro Social Ecológico, ao longo de dois anos. O projeto contou com o apoio financeiro do programa Erasmus+ da UE e durante a sua execução foram realizados seis cursos-piloto em Espanha, Itália e Portugal. Segundo os responsáveis pelo projeto, esses cursos-piloto "permitiram desenvolver e aprimorar uma metodologia teatral transnacional, focada exclusivamente em facilitar a inserção social, cultural e laboral de refugiados e requerentes de asilo, priorizando a sua integração no setor primário e, dentro deste, na área da agroecologia".
Sobre o problema da migração global, os responsáveis pelo projeto indicaram que "muito se falou sobre este assunto na UE desde a crise de 2015, mas todo esse debate político e social não tem resultado em soluções eficazes para o desafio que isso representa". Neste sentido, esclareceram que "além de ideias simplistas promovidas por alguns setores e ideologias, o crescimento do número de refugiados e requerentes de asilo nos países da EU, é um desafio real e inevitável, que precisa ser enfrentado com medidas que promovam e facilitem a integração destas populações". Acrescentaram ainda que "às vezes, a Europa e os países ocidentais não querem reconhecer que a causa última deste fenómeno é a sua maneira de lidar com o mundo, querendo uma globalização económica sem fronteiras para as suas empresas, mas rejeitando de maneira reprovável os efeitos colaterais, como as deslocações populacionais para os seus países".
Quanto ao manual, a equipe de coordenação do projeto esclareceu que ele inclui tudo o que é necessário para a concretização de um processo abrangente de inserção de refugiadas e requerentes de asilo, através do teatro. Além de uma introdução que aborda a problemática migratória na UE e a situação atual do teatro social, o documento é composto por uma série de capítulos que explicam como planear um processo teatral desse tipo, desde o planeamento até ao resultado de uma inserção sociocultural e laboral eficaz. Os responsáveis enfatizaram que o manual "incorpora explicações teóricas detalhadas, bem como exercícios práticos retirados dos curso-piloto, para que professores e especialistas em teatro, possam vir a implementar um processo de inserção através do teatro de forma livre".
De salientar que o manual estará disponível para download gratuito em quatro idiomas diferentes no site da empresa social espanhola Naturgeis (www.naturgeis.com), garantindo um largo acesso ao documento, a sua promoção e disseminação, bem como a possível aplicação das metodologias nele propostas.
A parceria do projeto disponibilizou, ainda, um curso introdutório tipo MOOC (Massive Open Online Course) no canal YouTube, com oito capítulos, que permitem a formação gratuita nesta nova metodologia social e de inserção através do teatro. Curso de introdução ao guia Teatro Social Ecológico (TSE)
Para a implementação das ações do projeto, a CoraNE contou com a colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa, na identificação dos grupos de refugiados e requerentes de asilo, com o Município de Bragança, através do Teatro Municipal e do IPB, através da Escola Superior de Educação, na disponibilização do espaço para o desenvolvimento das ações formativas.
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