2017-05-29
De 24 de maio a 29 de dezembro, promotores de projetos de criação, modernização ou expansão de micro e pequenas empresas sediadas em Abrantes, Constância e Sardoal podem candidatar-se aos apoios geridos pelo Grupo de Ação Local da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior num valor total de 1,5 milhões de euros, no âmbito do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Fundo Social Europeu (FSE).
Fotografia de Fernando Baio – CM Abrantes
O que está aqui em causa é o estímulo ao empreendedorismo e ao emprego, através da comparticipação de despesas com obras de remodelação, equipamentos, planos e estudos (diagnósticos, auditorias, planos de marketing e projetos de arquitetura e de engenharia), participação em feiras e exposições no estrangeiro, como também remunerações de postos de trabalho a criar.
No território da TAGUS o apoio vai até aos 100 mil euros a fundo perdido por investimento. Cada projeto pode contar com um apoio de 40 por cento das despesas elegíveis para este financiamento. Caso seja uma empresa com menos de cinco anos, acrescem 10 por cento. Podendo acrescer outros 10 por cento, caso os projetos se enquadrem nas prioridades definidas para o território na estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária Rural (DLBC Rural) para o Ribatejo Interior, nomeadamente investimentos que promovam a valorização turística e os recursos endógenos do território, os produtos locais, agrícolas ou artesanais; comércio a retalho de produtos agrícolas e projectos que preservem a identidade territorial que envolvam crianças, idosos ou pessoas portadoras de deficiência.
No que respeita aos custos com postos de trabalho, a comparticipação pode ir até 18 meses de ordenado.
Entre 24 de maio e 29 de dezembro, vai haver três fases de apresentação de candidaturas. Em junho, estão programadas três sessões de divulgação e esclarecimento sobre este apoio:
Para mais informações, consulte em www.tagus-ri.pt. Para marcar uma reunião com a Equipa Técnica do Grupo de Ação Local, contacte através do email tagus@tagus-ri.pt ou do telefone 241 106 000.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]