Tábua recebe o III Seminário “Sim à Igualdade. Não há Violência!”

2025-03-19

Decorreu na manhã do dia 17 de março, no Espaço CULTIVA, em Tábua, o III Seminário “Sim à Igualdade. Não há Violência!”, que abordou as temáticas da Violência contra Pessoas Portadoras de Deficiência e contra Pessoas Idosas, iniciativa que se insere no âmbito do Projeto “Beira Serra: Sim à Igualdade. Não há Violência!”, promovido pela ADIBER, e enquadrado no GIAV – Gabinete Intermunicipal de Apoio à Vítima da Beira Serra, que integra os Concelhos de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua.

I14874-GIAVX1.JPG

O GIAV integra a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD), e trabalha exclusivamente a problemática da Violência Doméstica e Violência de Género, através da realização do atendimento e acompanhamento às vítimas, bem como dinamizar ações de informação e sensibilização e da população da Beira Serra para esta temática, com maior enfoque para a comunidade escolar.

Na sessão de abertura, o Presidente da ADIBER e os representantes dos Municípios da Beira Serra, enalteceram a importância e pertinência das temáticas abordadas no Seminário, considerando que a violência doméstica é uma realidade que afeta muitas vidas e está presente nas nossas comunidades, afetando, sobretudo, indivíduos em situação de maior vulnerabilidade, pelo que os desafios são enormes e exigem respostas eficazes e de proximidade, como é o exemplo desta estrutura em funcionamento na Beira Serra, tendo sido destacado a importância do trabalho em rede e em cooperação, como o que está em curso neste território. 

Na ocasião, Miguel Ventura partilhou a atividade do GIAV, cuja equipa técnica, com formação especifica no acompanhamento de vítimas de violência doméstica já efetuaram um total de 332 acompanhamentos aos 27 casos reportados desde agosto de 2024, o que demonstra a pertinência de uma estrutura com estas características a funcionar no terreno, na medida em que basta a existência de um caso para que a comunidade se preocupe com a necessidade de erradicar este flagelo.

Nos painéis que constituíram este Seminário, que contou com a presença de 80 participantes de toda a Região, foram debatidas temáticas como a violência e crimes de ódio sobre pessoas portadoras de deficiência e os desafios associados ao acompanhamento e acolhimento destas pessoas, bem como a violência contra pessoas idosas e os apoios que estão disponíveis, tendo sido apresentados projetos e testemunhos que sensibilizaram os presentes, pela sua forte carga emocional. 

Paula Caldas, representante da CIG – Comissão para a Igualdade e Cidadania, concluiu este Encontro referindo que apesar de muito já ter sido feito nos últimos anos ao nível desta temática, há que ter a coragem de assumir que ainda há muito trabalho a realizar, já que permanentemente as mudanças na Sociedade transportam novos desafios, aos quais é fundamental identificar estratégias inovadoras e diferenciadoras para apoiar quem se encontra em situação de vulnerabilidade e necessita de auxílio.

Como referiu o Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, o trabalho desenvolvido por estruturas como o GIAV da Beira Serra é fundamental para que os territórios sejam cada vez mais, espaços promotores da igualdade, da inclusão e da solidariedade, sendo este um desiderato associado a este Projeto.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]