2024-04-12
Decorreu na tarde do dia 11 de abril, na Casa do Jardim da Estrela, em Lisboa, a sessão de lançamento do livro "SCAPEFIRE: Ordenamento do território para a prevenção dos incêndios rurais", produzido no âmbito do projeto SCAPEFIRE, que resultou numa proposta de modelo de ordenamento da paisagem que previna a ocorrência de incêndios rurais e que paralelamente assegure a conservação do solo, da água e da biodiversidade, assim como a viabilidade socioeconómica dos territórios.
A apresentação da publicação, que os autores pretendem que contribua para a discussão sobre as melhores soluções de ordenamento da paisagem rural em Portugal, face à ameaça crescente dos incêndios rurais, esteve a cargo da arquiteta paisagista Margarida Cancela d'Abreu.
A sessão serviu ainda para dar a conhecer e discutir alguns dos principais resultados da investigação, com três intervenções sobre a importância do ordenamento do território para a prevenção dos incêndios rurais, a demonstração da aplicação do modelo proposto pelo projeto a diferentes escalas territoriais (regional, intermunicipal, municipal e local) e a remuneração de serviços de ecossistemas.
A equipa do projeto SCAPEFIRE vai promover mais três sessões de divulgação do livro, em Pedrógão Grande, a 20 de abril e na Pampilhosa da Serra e em Leiria, em datas a anunciar.
Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o projeto foi desenvolvido por uma parceria composta pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), responsável pela coordenação, a Direção-Geral do Território (DGT), a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCTUNL), a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), a Federação Minha Terra, a Fundación Pau Costa, o Instituto Superior Técnico (IST), a Universidade de Évora (UE), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e as Câmaras Municipais da Pampilhosa da Serra e Leiria.
Saiba mais sobre o projeto aqui.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]