Seminário DLBC na Hungria: construir comunidades locais resilientes

2017-11-15

O terceiro seminário europeu sobre Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) decorreu no noroeste da Hungria, na cidade de Györ, de 8 a 10 de novembro. Mais de 150 agentes DLBC do nível local, regional, nacional e europeu, responderam presente ao apelo das quatro Direções-Gerais de Comissão UE que gerem fundos europeus estruturais e de investimento (FEEI). Portugal participou através da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Alentejo, da Federação Minha Terra, da ADER-AL, da A2S, da Rede DLBC Lisboa, e do GAL Pesca ecoMAR.

I13110-PAINEL.JPG

Sob o mote “A capitalização das experiências DLBC – Construir comunidades locais resilientes”, o programa do seminário comportava nomeadamente sessões plenárias, rondas de workshops e visitas a projetos de desenvolvimento local em contexto rural e urbano. Em foco estiveram as questões da gestão e da avaliação no DLBC orientado para resultados, da cooperação e partilhas de experiências, cujas abordagens geraram propostas, alertas e desafios, numa importante oportunidade para contribuir para a melhoria da conceção e implementação do DLBC.

I13110-WSHOP.JPG

No último painel do seminário, dedicado ao futuro do DLBC, Luís Chaves, coordenador da Federação Minha Terra, representou a ELARD – European LEADER Association for Rural Development. O painel também contou com as opiniões de Roman Haken do Comité Económico e Social Europeu, Petr Osvald do Comité das Regiões, John Grieve do Ponto de Contacto da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural e da FARNET e Judit Törökone Rózsa da Direção-Geral da Política Regional e Urbana. O painel começou por reagir a uma intervenção de Peter Ramsden que relacionou o DLBC com a Inovação Social, e aprofundou o debate apresentando os desafios que se colocam ao DLBC para o próximo período de programação. Um maior envolvimento dos atores em todas as fases, uma maior simplificação de procedimentos e uma maior alocação de recursos foram alguns dos recados dados à Comissão Europeia, que ripostou solicitando aos GAL capacidade para demonstrar o valor acrescentado do seu trabalho e do instrumento DLBC.

I13110-PUBXVIS.JPG


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]