Maio 2004
de 8 a 14 de Maio, Doces Compotas
na Loja do Mundo Rural, Lisboa
A Loja do Mundo Rural dá a provar doces e compotas de todas as cores e sabores. A não perder esta antiga arte dos pontos de pérola e de rebuçado!
A melhor forma de conservar frutos numa perpétua duração é alterar-lhes a forma e a qualidade transformando-os em compotas e geleias. Foi o profeta Michel Notre-Dame, Nostradamus na versão latina, que o disse num tratado sobre a maneira de fazer doces de fruta, já lá vão mais de 500 anos.
E se profecias houve em que o médico francês terá sido certeiro, nesta matéria não foi menos assisado. Haverá melhor forma de preservar um punhado de ginjas o ano inteiro senão fundidas numa geleia cor de rubi? Ou, haverá maneira mais doce e aveludada de degustar abóbora do que em estado de compota? As avós das avós dirão que não.
Há séculos que esta é a receita para desfrutar prazenteiramente a abundância em tempos de míngua; de comer o fruto primaveril por alturas do cair da folha e o fruto estival ao calor da lareira. E é precisamente esta arte dos pontos de calda, pérola e rebuçado que damos a provar na Loja do Mundo Rural entre os dias 8 e 14 de Maio. Aqui se registam apenas três exemplos para aguçar o apetite: doce de castanhas biológicas, de Macedo de Cavaleiros, compota de melão com conhaque, de Lamego, geleias de amora e outros frutos silvestres, de Dornas.
A prova insere-se na iniciativa «Semanas animadas», organizada pela Loja do Mundo Rural e apoiada pelo Ministério da Agricultura, através do programa Leader+.
Criada com o objectivo de promover as Regiões, suas gentes e culturas, a ProRegiões é o resultado do esforço colectivo de algumas associações locais que, dispersas no território nacional, sentiram a necessidade de tecer uma rede urbana para dar resposta a problemas do desenvolvimento rural.
ADIRN (Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte), ADRUSE (Associação de Desenvolvimento Integrado da Serra da Estrela), INDE (Inter Cooperação e Desenvolvimento), TROTE-GERÊS (Cooperativa Cultural de Ocupação de Tempos Livres) e TAGUS (Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior) são algumas das associações que constituem a ProRegiões.
Desta união nasceu o projecto Loja do Mundo Rural, como ponto de encontro entre quem produz nas nossas regiões e aqueles que buscam os objectos e os paladares esquecidos. Neste espaço, a tradição é revivida através da realização de exposições e do contacto com artesãos e produtores agrícolas. É com enorme gosto e simpatia que estes pequenos produtores se disponibilizam para falar das suas artes, mantendo assim viva a nossa cultura popular.
Na Loja do Mundo Rural, onde as teias de desenvolvimento local se tecem de forma a responder ao despontar no meio urbano de um gosto pela tradição e pelos produtos naturais e manufacturados, juntam-se em parceria as Associações de Desenvolvimento Rural de todo o país e o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, com o programa LEADER, para dar corpo a um projecto dos que acreditam na potencialidade e qualidade dos produtos tradicionais.
A Loja do Mundo Rural vai dar início à segunda fase das semanas animadas LEADER+. Estão previstas 10 semanas animadas a realizar na loja do Mundo Rural até Julho de 2004.
As Semanas Animadas consistem na criação de um conjunto de animações calendarizadas e temáticas, criando hábitos de animação no espaço urbano, com temas que são cativantes para a população e paralelamente que actuam transversalmente na divulgação da nossa cultura e dos nossos territórios. Acções pontuais, criando um ciclo de animações, ciclo esse, que estará interligado com o quotidiano do mundo rural. As festas, momento de ruptura com a normalidade dos dias, têm uma relação directa com as estações do ano e portanto com o trabalho agrícola. Quase todas elas apresentando aspectos religiosos e profanos, associadas a manjares próprios, danças, músicas, entre outros, numa multiplicidade de identidades e características locais.
Ao longo de cada estação do ano foram escolhidas algumas das mais importantes fainas agrícolas e das festas de maior importância, para através delas destacar e promover os produtos, a cultura e o turismo.
As Semanas Animadas foram organizadas em três grandes áreas: produtos agro-alimentares; festas rurais e turismo. Assim e considerando que iniciamos esta animação no Outono de 2003, reflectindo portanto ao longo das 6 semanas realizadas em 2003, as épocas de Outono e Inverno, para 2004, procurámos as temáticas relacionadas com as restantes épocas. Assim estão organizadas as seguintes semanas:
Rua Saraiva de Carvalho, 216
Campo de Ourique
Tel. 21 395 88 89 / 96 580 41 24
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]