2021-03-26
Entre 22 e 26 de março a Comissão Europeia e a Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (ENRD) organizaram um conjunto de iniciativas que juntaram pessoas e organizações empenhadas em construir um futuro melhor para os territórios rurais da Europa. A Federação Minha Terra participou ativamente em diversos workshops e assistiu às várias sessões de reflexão e debate, que abordaram os desafios e oportunidades das áreas rurais da União Europeia, a partir dos objetivos da estratégia "Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais".
Ao longo de cinco dias de discussão foram abordadas questões como a importância das áreas rurais para a transição ambiental e a prossecução dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu (Green Deal), as potencialidades da digitalização das áreas rurais, a produção e disseminação de conhecimentos, a capacitação, a cooperação e o trabalho em rede, a importância da diversificação das funções económicas dos territórios rurais para a sua resiliência ou o reforço da conetividade, a melhoria da mobilidade e a redução das desigualdades entre áreas urbanas e rurais.
Na sessão de encerramento, que decorreu na manhã desta sexta-feira, Enrique Garcilazo, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) destacou a necessidade das políticas de desenvolvimento rural serem holísticas, de verem além das funções tradicionais dos territórios rurais, designadamente agrícolas, de incentivarem a aposta em novas funções e serviços e de incluírem aspetos como a digitalização e a inovação. O especialista em desenvolvimento regional referiu também a importância das políticas terem em atenção a diversidade dos territórios, de poderem ser adaptadas e de incluírem no seu desenho e implementação as comunidades locais, de uma forma participada e inclusiva.
Esta questão foi também abordada por Elisa Ferreira, Comissária Europeia da Política de Coesão e Reformas, que salientou a importância de ter em consideração as especificidades dos territórios para definição de políticas corretas, que contribuam eficazmente para o reforço da coesão. Segundo a comissária, é fundamental que existam objetivos transversais, mas que sejam desenhadas políticas à medida das realidades, inseridas em estratégias integradas, conhecedoras dos territórios, que respondam às necessidades dos territórios e das populações.
Já a Comissária Europeia para a Democracia e Demografia, Dubravka Šuica, destacou o envolvimento de todos os atores relevantes na formulação das políticas, lembrando a forte participação nas consultas públicas sobre a "Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais", que comprova a vontade dos cidadãos e das organizações de serem escutados e de se envolverem na definição da estratégia europeia para as áreas rurais.
Aceda aqui aos conteúdos da Semana da Visão Rural.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]