2018-03-14
A Semana Cultural – Lugares de Globalização vai invadir Aljezur, Lagos, Monchique, Silves e Vila do Bispo, de 16 a 24 de março, com um seminário, jornadas técnicas e um programa cultural de grande envergadura.
Abre, a 16 de março, em Lagos, com o Seminário Fundamentos – Multiculturalidade – Cooperação – Turismo, pensado como um espaço de encontro de responsáveis de diversos lugares e setores de atividade, especialistas, investigadores e público em geral.
As Jornadas Técnicas, a 19 e 20 de março, em Silves, e 21 e 22 de março, em Monchique, vão reunir técnicos, profissionais e especialistas em património e turismo interessados em debater temas relevantes para o desenvolvimento do turismo cultural, aliado ao património material e imaterial, com recurso a novos conceitos na criação de conteúdos e novas tecnologias.
O programa cultural semeado pelas cinco cidades vai incluir: sessões de videomapping nos monumentos históricos, visitas ao património, concertos e performances audiovisuais, noites de contos, teatro, dança e vídeo art, palestras temáticas, espetáculos de rua, entradas gratuitas em equipamentos culturais, exposições de artes plásticas, arte urbana.
“A história dos lugares constrói-se em torno do conhecimento, vivências e memórias coletivas, associadas a esses lugares, ao longo do tempo. Promover o reencontro com essas vivências e memórias acrescentando valor e novas vivências e memórias, acrescenta valor ao lugar e novos significados” é o lema desta parceria constituída pela Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, a Direção Regional de Cultura do Algarve, os municípios de Aljezur, Lagos, Monchique, Silves e Vila do Bispo, a Região de Turismo do Algarve e a Associação LAC – Laboratório de Atividades Criativas, que quer contribuir para afirmar o Algarve enquanto destino cultural e desenvolver uma cultura de empreendedorismo pela afirmação dos seus valores culturais e patrimoniais.
É a primeira edição de um conjunto de três e parte da ideia dos lugares que o Algarve alberga e que estão a ser alvo de um processo de salvaguarda da narrativa, associada ao imaginário de importantes mudanças históricas, em torno da sua história comum e apresenta uma dimensão ligada ao conhecimento e reflexão de modo a permitir debate e apresentação de temáticas e abordagens em torno do património cultural e turismo e complementarmente apresenta uma programação cultural.
Saiba mais e inscreva-se em Semana Cultural – Lugares de globalização
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Webinário de boas-práticas sobre habitação nas áreas rurais |
2025-02-20, Evento online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]