2015-12-01
A 26 de Novembro, decorreu em Bruxelas a segunda reunião da Assembleia Europeia das Redes Rurais, que é a principal instância de governação da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (ENRD) e da Parceria Europeia para a Inovação - AGRI.
O objetivo desta segunda reunião da Assembleia foi fazer o ponto de situação das atividades das redes e discutir e apresentar propostas para as prioridades de trabalho para 2016 à luz das prioridades identificadas para melhorar a implementação dos Programas de Desenvolvimento Rural.
Na intervenção de abertura, Mihail Dumitru, Diretor Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia, apelou aos membros da assembleia para participarem, serem criativos e trazerem novas ideias, disse que os territórios rurais da Europa, mais do que um problema, devem ser vistos como uma solução, pois beneficiam a sociedade como um todo, dando como exemplo o papel que podem desempenhar na atual crise humanitária dos refugiados na Europa. Mihail Dumitru referiu ainda que as Redes Rurais Nacionais devem ter um papel mais relevante no momento de garantir que o financiamento da UE se aplica da maneira mais inteligente.
Analisando as perspetivas de trabalho para 2016, a principal prioridade é a simplificação dos PDR, com destaque para a simplificação da gestão financeira e a opções por custos padrão e/ou simplificados. A este respeito será organizada pela Rede Europeia de Desenvolvimento Rural, em Janeiro de 2016, uma oficina sobre simplificação no âmbito do LEADER/Desenvolvimento Local de Base Comunitária, dirigida principalmente às Autoridades de Gestão e aos Organismos Pagadores.
Luís Chaves da Federação Minha Terra integrou a delegação portuguesa em representação dos Grupos de Ação Local de Portugal.
A Estrutura Técnica de Apoio da Rede Rural Nacional elaborou uma nota resumo sobre esta reunião que pode ser consultada no site da Rede Rural Nacional nesta ligação (ficheiro pdf).
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]