2017-08-30
O Castelo de Almourol, em Vila Nova da Barquinha, vai ser, durante três dias, o palco medieval da recriação do ambiente vivido pelos templários na Idade Média. Entre 8 e 10 de setembro, várias personagens deambulantes pela margem e ilha do castelo, acampamentos e ateliers de ofícios da época vão adereçar este cenário medieval.
Desfiles, danças medievais, milícias templárias, dramatizações, feira de artesanato e tasquinhas vão compor o programa orquestrado pelo Município de Vila Nova da Barquinha em parceria com a ADIRN – Associação de Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte e o apoio do Exército Português, do Instituto Politécnico de Tomar e da Associação de Turismo Militar.
Consultar o programa completo da Festa Templária de Almourol aqui.
Futuro Centro de Interpretação Templário – Almourol
É de referir que no passado dia 18 de julho, o projeto “Centro de Interpretação Templário – Almourol” submetido pelo Município de Vila Nova da Barquinha ao Programa Valorizar, Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, do Turismo de Portugal, foi aprovado.
A instalar no Centro Cultural da sede do concelho, o projeto visa criar um novo polo de atração no território. Ao fazer a “ponte” entre o Castelo e a sede de concelho quer captar os cerca de 70 mil visitantes anuais do monumento nacional para potenciar a dinamização económica e cultural da vila.
O Centro de Interpretação Templário – Almourol vai ser contemplado com um financiamento de 136 mil euros para a implementação do projeto, cujo investimento global ascende a cerca de 152 mil euros, e que é materializado através de uma sala de exposição permanente, um espaço para exposições temporárias e uma sala de projeção de filme sobre a temática dos Templários. Trata-se da primeria infraestrutura do género em Portugal.
A Linha de Apoio à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior do Programa Valorizar visa promover a contínua qualificação dos destinos através da regeneração, requalificação e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo e para a valorização do património cultural e natural do país.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]