2016-10-21
Circuitos Curtos Agroalimentares (CCA), ilustrados por uma cojunto de iniciativas e boas práticas, atraíram um público de cerca de 70 pessoas interessadas a 7 de outubro, em Vila Verde. A ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave aproveitou a muito concorrida e participada XXV Festa das Colheitas de Vila Verde para dar a conhecer novos rumos e novas vozes dos CCA.
Frente à plateia, Ana Paula Xavier, em representação da Minha Terra, moderou uma mesa composta por Jorge Ferreira da Biodiversus, Custódio Oliveira da Rede internacional de Bio-distritos (International Network of Eco-Regions – IN.N.E.R), Maria José Mota da Cooperativa Agrícola de Penafiel, Pedro Kuprenski da OIKOS, e, por último, foi a vez de Paulo Pereira da ATAHCA.
Jorge Ferreira contou que a Biodiversus nasceu em 2005 em Ponte de Lima pela mão de três jovens estudantes em ciências agrárias que investiram não só na produção em modo biológico, na distribuição e comercialização em vários formatos através da venda direta de hortofrutícolas, como também assumiram compromissos com a segurança alimentar, a preservação do ambiente e a biodiversidade.
Custódio Oliveira, da Rede internacional de Bio-Distritos, relatou o exemplo italiano do Bio-Distretto replicável e implementável nos territórios rurais portugueses com potencial. Segundo a tese de Custódio Oliveira, na sua origem o Bio-Distretto visa a promoção, o incentivo e o desenvolvimento da agricultura biológica, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável. “Na ótica da multifuncionalidade do espaço agrícola biológico, o projeto deve proporcionar a geração de rendimentos agrícolas através do turismo rural, da educação ambiental e da agricultura social.”
Maria José Mota, técnica da Cooperativa Agrícola de Penafiel, em representação do projeto “Da Nossa Terra”, comunicou a experiência que partiu do objetivo único de promover e estimular os produtos locais e a economia local, organizando e agregando os agricultores e as suas produções para alcançar a capacidade de fornecer entidades locais de grande consumo, como cantinas escolares, IPSS, etc.
Da OIKOS, Pedro Krupenski falou na jovem plataforma SmartFarmer – Portal Nacional de Mercados Eletrónicos de Proximidade, lançada a 19 de julho. A ferramenta que integra vários pequenos produtores agrícolas e vários mercados electrónicos de proximidade visa a agregação da oferta e da procura e a comercialização fácil e transparente. Contudo, a abordagem dos circuitos curtos de proximidade da OIKOS difere das restantes, pois defende o conceito de “espacialidade alargada”, que acaba por insistir mais na rastreabilidade do local de origem do produto e dos modos de produção, do que propriamente na proximidade física.
Coube à ATAHCA encerrar o ciclo de apresentações com o incontornável PROVE. Paulo Pereira expôs as principais atividades e indicadores de impacto da iniciativa PROVE ao longo dos 10 anos de dinamização da comercialização de proximidade quer no território do Cávado quer ao nível nacional. De referir que a Biodiversus faz parte do núcleo de produtores do PROVE de Ponte de Lima, dinamizado pela Cooperativa Agrícola de Agricultores do Vale do Lima (COOPALIMA).
Para mais informações, consultar:
http://bioagr.freehostia.com/
joomla_1.5.6/index.php
Oliveira, C. (2013), Proposta de Desenvolvimento de uma Estratégia Territorial Biológica – O caso do Bio-Distretto e a sua aplicação em Portugal. Tese de Mestrado em Agricultura Biológica. Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Viana do Castelo. 93 pp. Disponível em: http://repositorio.ipvc.pt/
bitstream/123456789/1258/1/
Cust%C3%B3dio_Oliveira_10947.pdf
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]