2012-11-05
2012
Realizou-se em Lisboa, nos dias 29 e 30 de outubro, o I Workshop do projeto RUR@L INOV, coordenado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e desenvolvido em parceria com a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), com apoio do Programa da Rede Rural Nacional (PRRN).
«Ao encontro da inovação emergente em Portugal» foi o tema do primeiro dia, preenchido com duas sessões de trabalho, que deram a conhecer alguns casos de sucesso no país.
A Tomelo - Eco Desenvolvimento, sedeada em Atenor, Miranda do Douro, reconhecida pela criação da linha de cosmética com leite de burra Tomelo, e a incubadora de empresas de base rural de Idanha-a-Nova, que faculta 300 ha de terra produtiva no Couto da Várzea a preços reduzidos para jovens empreendedores com projetos agrícolas inovadores, foram os primeiros a ser apresentados.
As atenções recaíram ainda numa experiência inovadora no desenvolvimento hortícola e cadeia de abastecimento na região do sudoeste Alentejano e no TechClub - Oficinas do Bom Sucesso, iniciativa em fase de lançamento que pretende promover oportunidades de trabalho para indivíduos com vontade de desenvolver aptidões que possam contribuir para a sua realização pessoal e profissional e gerar um retorno económico.
No segundo dia, o workshop - que reuniu cerca de 50 participantes - contou com intervenções de dois conceituados especialistas estrangeiros - Alan Renwick (Diretor do Land Economy and Environment Research Group no Scottish Agricultural College) e Bjørn Asheim (co-fundador e vice-diretor do CIRCLE - Centre of Excellence in Innovation Sytem Research, na Universidade de Lund - Suécia e Professor na Universidade de Oslo).
Mas também de reconhecidos professores e investigadores portugueses - José Portela e Lívia Madureira, da UTAD, Américo Mendes (Católica do Porto), Domingos Santos (Univ. Minho), Fátima Ferreiro (ISCTE), Francisco Cordovil (INIAV), Isabel Rodrigo (ISA) e Paulo Neto (Univ. Évora), que contribuíram de forma determinante para a discussão programada à volta dos conceitos, abordagens e medidas de inovação.
Conhecer as inovações que são desenvolvidas e implementadas por diferentes tipos de organizações nas áreas rurais portuguesas é o objetivo central do RUR@L INOV. O projeto visa identificar e descrever os processos de inovação e caracterizar o perfil das organizações e dos inovadores, bem como da sua envolvente.
O desenvolvimento de ferramentas para a recolha de dados para um sistema de informação sobre inovação em meio rural, e a identificação e divulgação de boas práticas de inovação em meio rural são os resultados esperados do projeto RUR@L INOV.
Saiba mais no site do RUR@L INOV.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]