2012-05-17
Vila Verde de Ficalho (Serpa), 24 e 25 de maio 2012
Identificar as principais condicionantes dos sistemas olivícolas e discutir pistas para incrementar o rendimento económico dos olivais tradicionais, de forma sustentada, é o objetivo.
As Jornadas, organizadas no âmbito do projeto de cooperação LEADER «Olival Tradicional», integram seminário sobre «Olival, tecnologia e desenvolvimento rural» (dia 24, manhã), visita técnica aos olivais (dia 24 à tarde) e workshop sob o tema «Olival, tecnologia e políticas públicas» (dia 25, manhã).
Programa e ficha de inscrição disponíveis no site da Rota do Guadiana - Associação de Desenvolvimento Integrado e abaixo (em anexo).
Este projeto de cooperação LEADER, promovido pela Rota do Guadiana, articula as várias componentes do sistema produtivo, integra os vários agentes locais do desenvolvimento e está orientado para o desenvolvimento rural integrado.
O projeto envolve diretamente os olivicultores de Vila Verde de Ficalho, dois lagares de azeite que laboram azeitonas provenientes daquela freguesia (Azeite Ficalho e Talefe), a Junta de Freguesia e o Instituto Nacional de Investigação Agrária, como consultor e coordenador científico. É também uma parceria transfronteiriça com três Grupos de desenvolvimento rural da Andaluzia, de Poniente Granadino, de Alpujarra e de Vale de Lecrin.
Pretende-se que o projeto contribua para o incremento do rendimento económico dos olivais tradicionais - que têm na pequena dimensão e fragmentação as suas principais condicionantes - de forma sustentada e promotora da coesão social e territorial.
Um vasto património de olivais tradicionais, que ocupa quase nove por cento da superfície agrícola (representando quase 90% do olival), está concentrado em regiões desfavorecidas do interior de baixa densidade populacional, tem variedades produtoras de azeite típicos de elevada qualidade, é estruturante de uma paisagem rural identitária, mas está amplamente ameaçado pelo abandono.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Webinário de boas-práticas sobre habitação nas áreas rurais |
2025-02-20, Evento online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]