Angra do Heroísmo (Terceira)
Queijada Dona Amélia e Queijada da Graciosa (doces típicos das ilhas Terceira e Graciosa) são os gelados exclusivos da Quinta dos Açores. Lançados em junho de 2012, integram o leque dos 18 sabores disponíveis (ananás de São Miguel, meloa de Santa Maria, araçá das Flores, amora do Corvo, entre outros), que visam levar mais longe os paladares açorianos.
A ideia é ter um gelado representativo de cada ilha, através de um produto “único”, como explica Helga Barcelos, sócia-gerente desta empresa, localizada nos arredores de Angra do Heroísmo, que apostou na gama dos lacticínios como forma de valorizar, de forma inovadora e diferenciadora, o leite produzido na própria exploração (4000 litros/dia).
Para além da venda “à bola” na gelataria da empresa, os gelados Quinta dos Açores são comercializados (a nível regional e nacional) em embalagens de 500 ml e de 150 ml (dose individual com colher na tampa), de forma a potenciar o seu consumo durante todo o ano e como um complemento alimentar.
O espaço comercial da fábrica (aberta aos visitantes) apresenta os vários produtos da empresa (leites, iogurtes, queijos e carnes) e de outros produtores regionais e nacionais. Esta loja e a unidade de produção de gelados beneficiaram do apoio da abordagem LEADER do PRORURAL, através da GRATER, ao nível do equipamento e conceção das embalagens dos gelados premium Quinta dos Açores. Mais informações em https://pt-pt.facebook.com/QUINTADOSACORES.
Investimento total: 265.645,87 EUR
Comparticipação LEADER: 64,5%
Postos de trabalho criados: 6
Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local GRATER, no quadro da Abordagem LEADER do PRORURAL, divulgado no Jornal Pessoas e Lugares nº 16 publicado em Julho de 2014.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]