Quatro GAL portugueses em cooperação com São Tomé e Príncipe sobre Sistemas Alimentares Locais

2020-01-22

Os Grupos de Ação Local ADREPES, A2S, PINHAL MAIOR e ATAHCA (na qualidade de entidade coordenadora do projecto), participaram entre 12 e 18 de janeiro numa visita de estudo a S. Tomé e Príncipe, com o objectivo de encetarem contactos com várias entidades daquele país ligadas ao desenvolvimento local que permitam implementar um futuro projecto de cooperação sobre a temática da Valorização dos Sistemas Alimentares Locais, através da promoção de trocas de experiências entre os vários territórios envolvidos no que diz respeito à produção, transformação e comercialização em circuito curto dos produtos agrícolas e agroalimentares locais. Este intercâmbio inicial decorreu no âmbito das actividades preparatórias do projecto "SAL - Sistemas Alimentares Locais" cofinanciadas pela medida LEADER do PDR2020.

I13386-PX20200113X171619.JPG

Durante a visita foram realizados contactos e reuniões com a Embaixada de Portugal em S. Tomé e Príncipe e com o Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural de S. Tomé e Príncipe, Francisco Martins dos Ramos, assim como com um conjunto diversificado de entidades locais, entre as quais se destaca:

  • ADAPPA – Associação para o Desenvolvimento Agropecuário e Proteção do Ambiente;
  • CIAT - Centro de Investigação Agronômica e Tecnológica de S.Tomé e Príncipe;
  • CATAP - Centro de Aperfeiçoamento Técnico Agropecuário;
  • CECAB - Cooperativa de Exportação de Cacau Biológico;
  • CEPIBA – Cooperativa de Exportação de Pimenta e Baunilha Biológica
  • CECAFEB - Cooperativa de Exportação de Café Biológico para França
  • FENAPA - Federação Nacional dos Pequenos Agricultores de São Tomé e Príncipe
  • MARAPA – Mar, Ambiente e Pesca Artesanal (ONG)
  • QUA TELA – Produtos da Terra de S. Tomé e Príncipe (ONG) 

I13386-PX20200116X162712XLL.JPG

Os representantes dos quatro Grupos Ação Local portugueses divulgaram junto de entidades locais Santomenses as suas experiências e conhecimentos desenvolvidos e adquiridos aos longo de mais de 20 anos, em matéria de produção e transformação de produtos agrícolas locais, agricultura sustentável, comercialização de proximidade e promoção e divulgação dos produtos endógenos, desenvolvimento de sistemas de certificação e garantia, assim como contactaram com diversas experiências que estão a ser desenvolvidas em S. Tomé e Príncipe dentro destas temáticas.

I13386-PX20200113X085434.JPG

A visita foi concluída com sucesso através da assinatura de um protocolo e cooperação entre as entidades nacionais e a ADAPPA – Associação para o Desenvolvimento Agropecuário e Proteção do Ambiente, como entidade local interlocutora e parceira deste futuro projecto de cooperação transnacional a desenvolver entre os dois países.

I13386-PX20200116X165714.JPG


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]