2016-09-13
O PROVE foi distinguido com o 1º Prémio na categoria “Apoio ao Desenvolvimento de Mercados Ecológicos e à Eficiência dos Recursos”, na edição 2016 dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial (European Enterprise Promotion Awards, EEPA). A cerimónia de atribuição dos prémios aos 18 vencedores nacionais, que decorreu no passado dia 8 de setembro no Museu do Oriente, contou com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, frente a uma plateia de 150 participantes.
O PROVE venceu o primeiro prémio na categoria que “distingue políticas e iniciativas a nível nacional, regional e local, que apoiam o acesso das PME aos mercados ecológicos e ajudam a melhorar a eficiência dos seus recursos através, por exemplo, do desenvolvimento de competências ecológicas, replicação e financiamento”.
Segundo o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., coordenador nacional desta iniciativa da Direção-Geral para o Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME da Comissão Europeia que pretende distinguir boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa, Portugal é o pais da União Europeia com mais candidaturas aos Prémios Europeus de Promoção Empresarial. Esta décima edição dos EEPA recolheu 50 propostas nacionais.
No caso do PROVE, a candidatura foi apresentada pela ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, em parceria com as câmaras municipais de Palmela e de Setúbal, entidades fundadoras da iniciativa, recolhendo também o apoio oficial do Instituto Superior de Agronomia, do Instituto Politécnico de Setúbal e de várias empresas.
A ADREPES recebeu este 1º Prémio em nome da REDE PROVE, uma rede que configura uma parceria de 19 associações de desenvolvimento local, 132 produtores, 7.000 consumidores e mais de uma centena de protocolos estabelecidos com várias entidades locais.
Mais informações:
www.prove.com.pt/prove@prove.com.pt
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]