PROVE em Lisboa

2012-01-21

2012

A partir de 7 de fevereiro os lisboetas vão poder consumir hortofrutícolas de qualidade adquiridos diretamente aos produtores. O Cabaz PROVE será entregue no Mercado de Santa Clara.

As entregas do cabaz, com 5-6 kg e um custo de 10 euros, têm lugar todas as terças-feiras entre as 17h30 e as 19h30, no Centro das Artes Culinárias, situado no Mercado de Santa Clara, após encomenda no site do projeto PROVE (em www.prove.com.pt/encomendas) ou pelo 961 071 190, até dia 5 de fevereiro.

Às 18h30 está prevista uma sessão de showcooking, da responsabilidade de Maria Proença e Teresa Pinto Leite da Associação As Idades dos Sabores, para dar a conhecer novas propostas de confecionar os produtos do cabaz PROVE. Participação gratuita.

Os cabazes PROVE de Lisboa são compostos por diversos hortícolas e fruta da época produzidos na exploração agrícola de Ana Marques, situada na várzea da Moita. Uma jovem produtora com formação superior na área agrícola adepta do Modo de Produção Integrada - sistema agrícola que utiliza técnicas amigas do ambiente e permite obter produtos de elevada qualidade.

O lançamento da iniciativa PROVE em Lisboa resulta da colaboração entre a ADREPES - Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal (entidade coordenadora do projeto PROVE) e a Associação As Idades dos Sabores, promotora do Centro das Artes Culinárias, situado no Mercado de Santa Clara.

O PROVE - Promover e Vender pretende contribuir para o escoamento de produtos locais, fomentando as relações de proximidade entre quem produz e quem consome, estabelecendo circuitos curtos de comercialização entre pequenos produtores agrícolas e consumidores.

Iniciada em 2006 nos concelhos de Palmela e Sesimbra, a metodologia PROVE tem sido disseminada com enorme sucesso de norte a sul do país através dos Grupos de Acão Local, produtores e consumidores, mas também de autarquias, organizações de agricultores e diversos parceiros locais.

Atualmente estão constituídos 38 núcleos PROVE, envolvendo cerca de 100 produtores agrícolas e respetivos agregados familiares e 1500 consumidores e permitindo semanalmente a comercialização de 11 toneladas de produtos hortofrutícolas nos 45 locais de entrega existentes.

O PROVE desenvolve-se no âmbito da cooperação LEADER/SP3 PRODER, contando com a participação de 16 Grupos de Acão Local e o apoio da Federação MINHA TERRA.

Saiba mais em www.prove.com.pt

Ou através dos telefones 212 337 930 | 919 424 733


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]