2013-09-26
Os consumidores podem escolher entre cabazes de hortícolas em modo de produção integrado e cabazes 100% biológicos.
O lançamento oficial foi assinalado ontem, 26 de setembro, com a assinatura do protocolo entre a ADREPES e a autarquia local.
O núcleo Loures Bio, constituído por um grupo de agricultores certificados em modo de produção biológico de Loures e redondezas, assegura a entrega de um cabaz de produtos hortofrutícolas e ervas aromáticas, de produção 100% biológica, às terças-feiras, das 17h30 às 20h. Terá um custo de 10 euros para um cabaz de 4 a 5 kg e de 15 euros para um cabaz de 7 a 8 kg.
O núcleo Loures, integrando agricultores em modo de produção integrado, de Loures e redondezas, começará a funcionar a 1 de outubro, às quintas-feiras, das 17h30 às 20h.
O novo local de distribuição dos cabazes PROVE situa-se próximo da Junta de Freguesia de Loures, na Rua Herbert Gilbert.
Os cabazes PROVE são uma forma de adquirir produtos hortofrutícolas de qualidade diretamente aos produtores agrícolas, sem intermediários. No local de distribuição, os consumidores podem verificar a frescura e a qualidade dos produtos e contactar diretamente os produtores, à disposição para esclarecer todas as questões sobre este novo conceito de comercialização de proximidade de produtos hortofrutícolas.
Qualquer consumidor interessado na aquisição destes cabazes pode registar-se no site do PROVE.
O projeto PROVE - Promover e Vender pretende contribuir para o escoamento de produtos locais, fomentando as relações de proximidade entre quem produz e quem consome, estabelecendo circuitos curtos de comercialização entre pequenos produtores agrícolas e consumidores.
O PROVE desenvolve-se atualmente no âmbito da cooperação LEADER/SP3 PRODER, contando com a participação de 16 Grupos de Acão Local e o apoio da Federação MINHA TERRA.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]