2012-02-28
2012
Promovida pela ATAHCA, em parceria com a ADER-SOUSA, a visita percorreu várias explorações do Núcleo PROVE em funcionamento no Vale do Sousa.
A visita, integrando três dezenas de técnicos, mediadores e tenciais produtores agrícolas do PROVE Alto Cávado - concelhos de Amares, Barcelos, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vila Verde -, aconteceu no passado dia 16 de fevereiro.
No território da ADER-SOUSA - Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, a comitiva visitou, de manhã, duas explorações em Felgueiras, uma na freguesia de Margaride, outra de Macieira da Lixa, e a fábrica de Pão-de-ló de Margaride.
À tarde, foi ao encontro do produtor Nuno Bastos, em Lordelo. No final do dia, assistiram, à elaboração e entrega dos cabazes na Cooperativa Agrícola Terras de Felgueiras.
A ação permitiu dar a conhecer explorações agrícolas PROVE e os respetivos produtores, métodos de produção e espécies cultivada, além do contacto direto com toda a realidade de funcionamento do núcleo de produtores de Felgueiras, da logística, colheita e transporte de produtos até ao local de entrega, à preparação e entrega de cabazes aos consumidores PROVE.
Para a ATAHCA - Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, os objetivos da visita foram largamente alcançados «pois foi possível mostrar a todos os participantes, segundo uma metodologia de benchmarking, como funciona e se organiza um núcleo de produtores PROVE (em termos de produção, marketing e comercialização dos seus produtos), permitindo a troca direta de informações e experiências entre todos os envolvidos com particular destaque para os novos agricultores que em breve poderão aderir a este projeto».
«Uma ótima experiência para todos os participantes, quer pelos conhecimentos adquiridos, quer pelo relacionamento interpessoal que se gerou, e que irão contribuir de forma muito positiva para a dinamização e implementação de núcleos PROVE no Alto Cávado» - que a ATAHCA prevê venha a ocorrer no primeiro semestre deste ano.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]