Mafra
A Frutoeste, criada em 1977, iniciou a sua atividade com a construção da central fruteira que apresenta uma área coberta de 17.000 m2 e uma capacidade de frio de 8.000 toneladas. Hoje, a Frutoeste reúne cerca de 170 associados produtores em produção integrada de Maçãs, Pera Rocha DOP (Denominação de Origem Protegida) e Limão de Mafra.
Os agricultores da Frutoeste gerem os recursos naturais – o solo, a água e a presença de insetos polinizadores no pomar – de forma criteriosa, para produzir fruta de qualidade e segura para o consumidor. Graças à não mobilização dos solos dos pomares, é mantida a fertilidade e equilíbrio do subsolo, evitando a erosão e minimizando a necessidade de adubos. Anualmente, são feitas análises rigorosas ao solo, à água, às folhas das plantas e à seiva.
O sistema de rega gota-a-gota racionaliza e poupa água. Dados fornecidos por sondas de monotorização da humidade do solo determinam níveis e timing das regas. Na luta biotécnica contra as pragas de insetos, aplicam o método da confusão sexual. Os insetos que danificam a fruta são controlados pelo uso de feromonas naturais colocados em difusores pendurados nas árvores para controlar o aparecimento de lagartas, prevenindo assim o acasalamento de insetos machos e insetos fêmeas.
Para promover uma maior segurança alimentar por parte do consumidor e dar resposta à falta de informação sobre a proteção integrada, tanto do consumidor nacional, como das grandes empresas de distribuição internacionais, a Frutoeste propôs-se investir na promoção e sensibilização para o modo de produção integrada da Pera Rocha DOP e do Limão de Mafra, através de um projeto apoiado pelo GAL A2S. Ao informar e sensibilizar uns e outros para os benefícios deste modo de produção em termos de qualidade e segurança, espera aumentar os níveis de confiança de uns e outros, valorizar os produtos e subir, em última análise, o volume de vendas.
Através deste projeto, a Frutoeste promoveu o modo de produção integrada da Pera Rocha e do Limão de Mafra dina-mizando ações em grandes superfícies comerciais e campanhas ao nível local, de forma a chegar ao consumidor final no mercado nacional; e participando em grandes feiras, com o intuito de chegar às grandes empresas de distribuição, no mercado internacional.
Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local A2S no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo).
Documentos Anexos:
Promoção de Pera Rocha e Limão de Mafra em produção integrada
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]