Projeto SAL visita São Tomé e Príncipe

2024-12-06

No âmbito da visita de intercâmbio de boas práticas do projeto de cooperação transacional SAL - Sistemas Alimentares Locais, cofinanciado pela Medida 10.3 do PDR 2020, realizou-se a 5 de dezembro no Centro de Aperfeiçoamento Técnico Agropecuário (CATAP) em São Tomé e Príncipe, um Seminário sobre Partilha de Boas Práticas, com a presença de representante do Ministério de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.

Cerca de 50 formandos são-tomenses participaram em ações de capacitação proporcionadas por seis Grupos de Ação Local parceiros (ATAHCA, ADREPES, A2S, LEADER OESTE, ADL e PINHAL MAIOR) sobre a comercialização de proximidade, a valorização dos produtos locais e da produção local para uma maior sustentabilidade alimentar, e a conservação de recursos genéticos vegetais. 

Os parceiros do projeto, que envolve também a organização são-tomense ADAPPA, tiveram oportunidade de conhecer boas práticas em São Tomé e Príncipe, e participarem na oficina sobre parcerias estratégicas e cooperação nos programas de alimentação escolar ao nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com a presença da Ministra da Educação, Cultura e Ciências de São Tomé e Príncipe. 

I14814-SAOXTOME.JPG

Paulo Pereira da ATAHCA, entidade líder do Consórcio SAL, sublinhou “a partilha deste tipo de boas práticas é importante para ajudar os territórios e os seus atores a minimizar e ultrapassar as inúmeras dificuldades inerentes à complexidade dos Sistemas Alimentares Locais, criando ambientes institucionais favoráveis à sua implementação”.

Ambientes favoráveis à implementação de sistemas alimentares locais sustentáveis, atrativos para os jovens dos territórios, foram igualmente destacados por Arlindo da Silva, da ADAPPA, que priorizou “a construção de capacidades e competências em agroecologia e sistemas alimentares sustentáveis, reforçando inclusive o próprio CATAP (…) Valorizamos muito a partilha de conhecimentos e experiências entre os nossos territórios e os atores que os compõem, e entendemos que a consolidação desta cooperação iniciada em 2019 com a ADAPPA pode e deve ser fortalecida a cada passo”.

Para mais informações consulte o site do projeto SAL - https://projetosal.pt/


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]