2020-03-05
Vai ter lugar em Portimão, nos Paços do Concelho, no dia 06 de Março, das 10 horas às 12 horas, a apresentação pública do projeto Prato Certo e da Unidade Móvel de Educação Alimentar – UMEA , equipamento único no país e que tem o Município de Portimão como um dos seus Investidores Sociais. O Prato Certo é um projeto promovido pela associação In Loco, em parceria com treze municípios algarvios e três empresas.
Pelas 10h, no Salão Nobre da Câmara Municipal, decorrerá a apresentação, pela equipa do projeto Prato Certo - apoiado pelo programa Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto, dos objetivos, metas e a calendarização para 2020 das sessões de educação alimentar a realizar no município de Portimão.
Pelas 11h, e já no espaço exterior em frente à Câmara Municipal, o Chef Abílio Guerreiro e a equipa Prato Certo irão exemplificar como dinamizar uma sessão de educação alimentar, inspirando os participantes a preparar lanches saudáveis, rápidos e acessíveis.
Conscientes dos problemas alimentares, ambientais, sociais e das mudanças globais com que nos deparamos atualmente, o Município de Portimão e a Associação In Loco pretendem devolver à comunidade ideias e instrumentos que ajudem indivíduos, famílias, cuidadores e técnicos para que façam escolhas alimentares informadas, fundamentais para uma alimentação saborosa, saudável e económica.
Os princípios do Estilo de Vida Mediterrânico e do seu padrão alimentar, promotor da sustentabilidade e da utilização dos recursos locais e sazonais, são os conceitos-chave sobre os quais se baseia esta estratégia de educação alimentar que pretende ajudar as pessoas a aumentar a literacia alimentar e a assumir o controlo sobre a sua alimentação.
Mais informação em www.pratocerto.pt
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]