2018-05-03
Entre 30 de abril e 15 de junho, decorre o período de discussão pública da alteração do Programa Nacional de Política de Ordenamento do Território (PNPOT).
De olhos postos no horizonte 2030, afigurou-se, de facto, como incontornável a necessidade de alterar o PNPOT e, por conseguinte, de elaborar um novo programa de acção a dez anos, consubstanciado por três documentos – o Diagnóstico, a Estratégia e o Modelo Territorial e a Agenda para o Território (Programa de Ação).
A discussão pública em curso incide especificamente sobre os dois documentos – a Estratégia e o Modelo Territorial e a Agenda para o Território –, estando, no entanto, também disponível para consulta o Diagnóstico Territorial, enquanto atualização do PNPOT de 2007, com enfoque nas dinâmicas da última década, incorporação de informação mais recente e de análises territoriais renovadas.
Pretende-se com este processo provocar um diálogo alargado e promover a reflexão sobre condicionantes, oportunidades e desafios que se colocam ao território nacional e sobre os objetivos de ordenamento e desenvolvimento a prosseguir, com base numa visão territorial informada.
Esta proposta de alteração do PNPOT incide num novo programa de ação e num novo regime de gestão, acompanhamento e monitorização. É uma orientação para as políticas setoriais e para os planos e programas de âmbito nacional, regional e local, em articulação com os programas de investimentos estruturais mais importantes.
O processo participativo contempla a realização de uma série de sessões públicas. Embora estejam previstas mais datas noutros pontos do país, para o mês de maio já estão anunciadas as seguintes sessões:
Saiba mais em http://pnpot.dgterritorio.pt/, registe-se AQUI para acompanhar o processo e participe na discussão pública no Portal Participa!
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]