2011-07-21
A apresentação da proposta do PANCD aconteceu na passada quinta-feira, 21 de julho 2011, em seminário realizado em Lisboa, dando início à discussão pública da proposta a finalizar até setembro próximo.
A proposta do Programa de Acão Nacional de Combate à Desertificação (PANCD) para o período 2011 - 2013, foi elaborada a partir de janeiro de 2010, através de um amplo processo participativo, envolvendo mais de meio milhar de entidades representando quase duas centenas de instituições, públicas, associativas e privadas, locais, regionais e nacionais, também ibéricas.
Neste âmbito, incluíram-se as contribuições das participações nos trabalhos específicos das comissões nacional e regionais do PANCD e no alargado ciclo de seminários e workshops, sob o tema geral de «Casos de Sucesso no Combate à Desertificação», realizados do Norte ao Sul das áreas afetadas, abarcando as soluções adotadas e a discussão dos principais síndromas, processos e sistemas que estão na origem ou resultam da desertificação (degradação dos solos, seca, abandono rural e despovoamento) e, mais recentemente, também as respostas à primeira consulta da avaliação ambiental estratégica do programa, que decorre ainda.
Adota-se no seminário o formato de apresentação e discussão das propostas desenvolvidas para o PANCD em resposta à Estratégia Decenal 2008/2018 da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação. O encontro centra-se, assim, nos objetivos estratégicos e nos decorrentes objetivos específicos e ações propostas a nível nacional - que são o objeto de uma primeira avaliação crítica nacional por parte de entidades não envolvidas diretamente na sua produção e dos outros interessados participantes no seminário.
A este seminário se seguirão outros, com carácter regional e local ou em resposta de iniciativas da Sociedade Civil, visando-se a finalização da proposta do PANCD até setembro de 2011.
Ver programa em anexo.
A documentação sobre as propostas em discussão encontra-se disponível no site da Autoridade Florestal Nacional, aqui.
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]