2017-10-11
O debate promovido, dia 10 de outubro, em Bruxelas, pela Rede de Desenvolvimento Local (LDnet), em parceria com a ELARD, no âmbito da Semana Europeia das Regiões e das Cidades (EWRC 2017) foi um sucesso. A relevância do tema somada ao painel amplo e diversificado de oradores captou 160 inscrições.
A discussão foi conduzida por um grande número de agentes locais, oriundos de diversos países, e de peritos internacionais. Luís Chaves, da Minha Terra, participou no painel de discussão, integrado também pela Presidente da ELARD, Kristiina Tammets, Peter Ramsden e Robert Lukesch, ambos membros de Rede de Desenvolvimento Local (LDnet), e Andrew Beer, da Associação de Estudos Regionais (RSA). Com os “25 anos do LEADER/DLBC” como pano de fundo, desenvolveu-se primeiro uma visão crítica sobre como o DLBC funciona no terreno e os desafios enfrentados em diversos contextos, e depois elaborou-se uma perspetiva visionária inicial sobre o DLBC no pós-2020.
Tal como os outros membros do painel de discussão, a Minha Terra pronunciou-se sobre experiências LEADER/DLBC em meio rural. Luís Chaves destacou, assim, a dimensão da ação coletiva, patente em todas as apresentações, como sendo o "coração" do DLBC e do LEADER.
No que respeita às oportunidades do DLBC, a Federação colocou em primeiro lugar a capacitação dos agentes locais desde o início do LEADER, nomeadamente através da criação de parcerias duradouras – os GAL –, empenhadas em implementar outros projetos e mobilizar outros fundos. Ao lado dos constrangimentos do costume – excesso de burocracia, falta de fundos e de confiança por parte das autoridades europeias ou nacionais, instrumentalização das medidas e dos fundos europeus, emergem desafios de fundo, tais como a necessidade de partilha do poder de decisão por parte das administrações, não só com o nível local, mas principalmente com as organizações da sociedade civil.
A partir de uma série de exemplos ilustrativos do impacto do DLBC consoante os contextos (rural, urbano, pescas, etc.) e Estados-Membros da UE, peritos e agentes debateram a capacidade dessa abordagem responder aos desafios-chave, tais como desigualdade, globalização, alterações climáticas, crise dos refugiados e de migrantes, por via de soluções mulisetoriais a nível local.
O formato deste evento permitiu combinar a experiência prática e real dos atores locais com a visão mais abrangente de redes e associações, autoridades de programa, investigadores e peritos a nível regional, nacional e europeu, empenhados em desenvolver conclusões e recomendações sobre a maneira como o desenvolvimento local/DLBC pode, a médio e a curto prazo, contribuir para a política de coesão no futuro.
Por fim, uma sessão de trabalho em rede, coorganizada pela Associação de Estudos Regionais, promoveu o diálogo entre intervenientes do desenvolvimento para facilitar a ligação entre agentes e investigadores, em torno de três mesas temáticas – avaliar o impacto do DLBC a nível local, regional, nacional e europeu; a resiliência comunitária e o DLBC; e impactos ambientais da tomada de decisões a nível local - acompanhadas de uma degustação de produtos de diversos territórios europeus.
Acompanhe a reportagem fotográfica deste evento, da autoria da European Week of Regions and Cities 2017, aqui.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]