2016-12-14
Até 7 de março de 2017, encontram-se abertas as candidaturas à eleição das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias. Com o objetivo de promover a identidade nacional, convidam-se todos os municípios e juntas de freguesia, bem como outras entidades públicas e privadas a tentar a sorte.
O conceito das 7 Maravilhas já deu as suas provas. Há 10 anos, acontecia a primeira eleição, no Estádio da Luz, das Novas 7 Maravilhas do Mundo® e das 7 Maravilhas de Portugal®. Desde então, o conceito teve réplicas promovendo para além do património histórico de origem portuguesa no mundo, a natureza, a gastronomia e as praias portuguesas, e mobilizando milhões de pessoas em todo o mundo. É considerado um dos maiores ícones da promoção turística nacional.
Nas palavras da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, “a eleição das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias, numa altura em que estamos empenhados na promoção da atividade turística em todo o território e na desconcentração da procura, será mais um fator de atração e de dinamização do turismo, levando também os portugueses a redescobrir Portugal”. E acrescenta, “a dinamização turística das aldeias portuguesas é um instrumento para valorização e divulgação da oferta turística e dos produtos locais nas várias regiões portuguesas, que pode ser uma importante alavanca para criar riqueza e emprego, contribuindo para o reforço da coesão territorial e social".
As candidatas a 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias são organizadas em 7 categorias - Aldeias-Monumento, Aldeias de Mar, Aldeias Ribeirinhas, Aldeias Rurais, Aldeias Remotas, Aldeias Autênticas, e Aldeias em Áreas Protegidas – e as 7 vencedoras vão ser apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que três aldeias por região, mas qualquer aldeia podendo candidatar-se em múltiplas categorias.
O projeto conta com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, da Secretaria de Estado do Turismo, do Turismo de Portugal, da UMVI – Unidade de Missão para a Valorização do Interior, do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, da Federação Minha Terra, e da Associação Portugal Genial. A entidade auditora do processo de eleição é a empresa PwC.
As candidaturas decorrem entre 7 de Dezembro e 7 de Março de 2017 e devem ser feitas on-line no endereço oficial http://7maravilhas.pt/7-maravilhas-aldeias-de-portugal/. Mais informações em www.facebook.com/7maravilhas e www.7maravilhas.pt.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]