2016-05-18
Nos passados dias 13 e 14 de maio, a Ilha Terceira, nos Açores, acolheu o 1º Encontro de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), uma iniciativa do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, em colaboração com a Federação Minha Terra.
Na sessão de abertura, Luís Neto Viveiros, Secretário Regional da Agricultura e Ambiente do Governo dos Açores, referiu que o espírito da Abordagem LEADER é "catalisador de inúmeras ações desenvolvidas a nível local", tratando-se de "uma filosofia com que o Governo dos Açores se identifica e promove, afetando a esta medida e em cada período de programação, verbas que permitem aos Grupos de Ação Local (GAL) desenvolver as suas estratégias e agregar associações e outras entidades para a sua prossecução".
Cooperação e Avaliação foram os dois grandes temas do encontro que decorreu no dia 13 de maio no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, contando com a presença de diversas entidades de nível europeu, como a DG-AGRI da Comissão Europeia, o Helpdesk de Avaliação da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural, a ELARD – Rede Europeia LEADER para o Desenvolvimento Rural e a Rede Europeia de Desenvolvimento Rural, além de todas as Autoridades de Gestão dos Programas de Desenvolvimento Rural de Portugal, os Grupos de Ação Local e diversas entidades da Região.
Durante a manhã, a reflexão foi em torno da Cooperação LEADER, “uma ferramenta ao serviço das Estratégias de Desenvolvimento Local” como foi referido no painel Cooperar para empreender, onde à luz da experiência dos períodos de programação anteriores se identificaram alguns constrangimentos e as soluções para os ultrapassar.
No painel destinado às Boas práticas de cooperação, os circuitos curtos agro-alimentares, os geoparques, o turismo ativo e o turismo acessível foram os temas de quatro intervenções que demonstraram o papel da Cooperação LEADER para permitir aos territórios trocar experiências, aceder a novos mercados, ganhar escala na promoção e comercialização, capacitar os agentes e inovar.
A tarde foi dedicada ao painel Avaliar para conhecer onde as intervenções se focaram na necessidade de medir os resultados e impactos das medidas de política e a importância de dispor de indicadores e sistemas de informação adequados, assim como de envolver e capacitar todos os intervenientes para os processo de avaliação.
O programa do dia 14, permitiu aos participantes conhecerem duas iniciativas da Ilha da Terceira, nomeadamente o projeto "Azoris" e o projeto "Quinta dos Açores", que beneficiaram de apoio da Medida LEADER do PRORURAL, através do Grupo de Ação Local GRATER.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]