2020-10-01
Estas são as principais conclusões do inquérito promovido pela Rede Espanhola de Desenvolvimento Rural (REDR) e a Associação Europeia LEADER de Desenvolvimento Rural (ELARD) entre os passados meses de maio e agosto. Ao todo foram obtidas mais de 3.400 respostas de 26 países, incluindo 170 participantes de Portugal.
Cerca de 80% dos participantes a nível europeu e 76% a nível nacional identificaram a criação de emprego como o principal aspeto a melhorar nas próximas décadas nas áreas rurais, seguida pela disponibilidade de serviços de proximidade comparáveis aos das cidades. No caso português foi ainda destacada a necessidade de criação de polos de desenvolvimento de indústrias sustentáveis.
Os serviços de proximidade mais valorizados, tanto a nível geral como a nível nacional, são os de saúde, educação, cuidados a idosos e pessoas dependentes, acessibilidades e habitação acessível. 92% dos portugueses consideraram essencial a existência de serviços de saúde de proximidade nas áreas rurais.
Relativamente ao LEADER, 69% dos que responderam a nível europeu e 76% no caso da amostra de Portugal consideraram como principal resultado do LEADER a dignificação dos territórios rurais, através do aumento do seu prestígio e da sua valorização. São também assinaladas as oportunidades a nível da participação da população e das organizações da sociedade civil no desenho de estratégias de desenvolvimento e o apoio a pequenas e médias empresas locais. A vasta maioria, mais de 95%, consideram que o LEADER deve ter continuidade e a generalidade (mais de 80%) consideram quem sem o LEADER o seu território não teria tido um desenvolvimento semelhante ao que se verificou.
Relativamente ao futuro, muitos participantes indicaram uma necessidade de melhorar a imagem das áreas rurais junto das populações urbanas e dos decisores políticos e de reconhecimento da sua vitalidade para a sociedade como um todo. Sobre a abordagem LEADER é defendido um retorno aos princípios mais originais, sobretudo ao reforço da participação local, uma maior flexibilidade para adaptar as estratégias às características locais ou um reforço do orçamento, com destaque para a animação territorial e a capacitação e mobilização de agentes locais. É referida frequentemente a necessidade de reduzir a burocracia e os tempos de espera dos promotores de projetos. Por fim, é defendida uma extensão da abordagem a outros instrumentos e uma maior utilização da metodologia em questões como a adaptação e mitigação das alterações climáticas, a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas, a promoção do uso de energias renováveis ou na promoção da economia circular.
Foi desenvolvido um relatório de síntese dos resultados de nível europeu e um outro que destaca os resultados de Portugal. Consulte em anexo os relatórios.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Webinário de boas-práticas sobre habitação nas áreas rurais |
2025-02-20, Evento online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]