2014-01-29
A reunião do Conselho de Parceiros da Beira Serra, realizada a 24 de janeiro, em Tábua, abriu caminho para um conjunto de encontros que a ADIBER irá organizar, nos próximos meses, no território de intervenção, de preparação da Estratégia Local de Desenvolvimento 2014-2020.
Com a presença de representantes de mais de meia centena de entidades da região, a reunião centrou-se na apresentação dos resultados globais da intervenção do Subprograma 3 do PRODER/Abordagem LEADER na região da Beira Serra e das linhas programáticas do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) no novo período de programação.
Na atual Medida LEADER do PRODER, a ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra conta com 134 projetos aprovados, que representam um investimento total de 12,5 milhões de euros, associado a 6,9 milhões de euros de apoio público, e 207 novos postos de trabalho na região da Beira Serra.
As prioridades definidas na Estratégia Local de Desenvolvimento (ELD), ligadas à criação de emprego, ao turismo e à qualificação das respostas sociais dirigidas à população mais vulnerável, distribuem-se por toda a região, de forma a promover a coesão territorial e social e uma melhor qualidade de vida das populações.
Quanto às perspetivas para Desenvolvimento Rural no próximo período de programação financeira 2014-2020, o presidente da ADIBER, Miguel Ventura, defende que “as prioridades deverão ser direcionadas para a valorização das vantagens comparativas da região, dos seus fatores distintivos e diferenciadores, através da introdução da inovação e do conhecimento, facilitando a alavancagem dos seus níveis de competitividade e a sua aproximação aos territórios com maiores índices de desenvolvimento.”
Com o objetivo de mobilizar a região para a construção de uma estratégia na qual todos se revejam e possa responder às expectativas das populações, a ADIBER irá organizar, nos próximos meses, um conjunto de reuniões sectoriais em todos os municípios do território da Beira Serra (Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua).
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]