PAO 2014 aprovado por unanimidade

2013-12-13

O Plano de Atividades e Orçamento (PAO) para 2014 foi aprovado por unanimidade na Assembleia Geral da Minha Terra realizada a 11 de dezembro, em Alcanena.

Na apresentação, discussão e votação do Plano de Atividades e Orçamento (PAO) da Federação Minha Terra para 2014 estiveram presentes representantes de 33 das 53 ADL associadas.

Embora seguindo o modelo de anos anteriores, o PAO para 2014 estrutura-se em quatro eixos estratégicos prioritários que dão corpo às propostas de trabalho dos órgãos sociais eleitos em julho de 2013:

  • acompanhar os atuais programas em execução;
  • influenciar e preparação do próximo período de financiamento para obter um DLBC/LEADER com expressão nas políticas públicas e na programação;
  • consolidar e implementar um plano de comunicação;
  • desenvolver um plano de qualificação que promova as competências técnicas da ADL para os atuais e futuros desafios de intervenção.

Estes quatro eixos traduzem os grandes desafios que se colocam à Federação Minha Terra enquanto coletivo, mas também a cada uma das associações de desenvolvimento local federadas.

O contexto de crise e de restrições orçamentais a diferentes níveis atribui aos fundos europeus estruturais e de investimento um papel determinante na prossecução das estratégias de desenvolvimento a diferentes escalas territoriais.

Teoricamente, o próximo período de programação inicia-se já em 2014. Mas, como é sabido, os processos de programação ainda não estão concluídos, prevendo-se um ano complexo, conjugando-se a preparação para a construção e implementação das estratégias de desenvolvimento local (em muitos casos multifundo) por parte das ADL, com o encerramento dos atuais programas.

A estas duas dimensões de trabalho acrescem outras duas, igualmente importantes: a capacitação das equipas e das parcerias locais, dando continuidade ao trabalho realizado em 2013 com dois blocos de workshops; e a comunicação na vertente interna – reforçando o trabalho em rede – e externa para dar visibilidade aos resultados alcançados pela intervenção das ADL.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]