2012-01-19
2012
Promovida pela ATAHCA, na Casa da Botica em Póvoa de Lanhoso, na passada quinta-feira, a palestra cativou a plateia, composta sobretudo por potenciais produtores aderentes.
Organizado em parceria com a autarquia local, o evento contou com uma plateia de cerca de 70 pessoas, composta essencialmente por produtores agrícolas do concelho de Póvoa de Lanhoso e alguns jovens estudantes interessados na temática.
Na sessão de abertura, a vereadora e ambiente da Câmara, Fátima Moreira, sublinhou a importância do projeto PROVE para a dinamização socioeconómica do concelho, podendo o PROVE vir a dar um importante contributo para a manutenção e valorização da atividade agrícola e o desenvolvimento da agricultura biológica.
Na sua intervenção, o coordenador da ATAHCA destacou a importância da adesão dos pequenos produtores agrícolas ao PROVE, como forma de garantir o escoamento dos seus produtos a um preço justo e melhorar os seus rendimentos.
José da Mota Alves sublinhou também a importância do trabalho em parceria que tem vindo a ser desenvolvido entre a associação e o município de Póvoa de Lanhoso, e como esta metodologia é garantia de sucesso dos projetos de desenvolvimento local.
Situando a origem, metodologia e implementação do PROVE, Paulo Pereira, técnico da ATAHCA, abordou os objetivos e as vantagens do projeto, quer para produtores, quer para consumidores, assim como a metodologia de funcionamento dos núcleos PROVE.
No final da sessão, durante o espaço de debate, os produtores agrícolas mostraram-se bastante interessados pelo projeto, tendo alguns deles inclusive manifestado a intenção de formalizar a adesão ao PROVE.
Desta forma, a ATAHCA - Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave viu atingidos os principais objetivos desta palestra, realizada em Póvoa de Lanhoso, no passado dia 19 de janeiro.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]