Góis
A Quinta Casal de Bordeiro, constituída por dois jovens agricultores, Catarina Sá e Ricardo Ventura, ocupa uma área com cerca de 11 hectares, dos quais quatro são de cultivo de pequenos frutos – mirtilos, framboesas e bagas goji –, em modo de produção biológico.
A criação da exploração agrícola de pequenos frutos resulta de uma candidatura de jovem agricultor em primeira instalação que está em fase final de execução. Na senda do projeto original, os dois jovens agricultores à frente da Quinta Casal de Bordeiro optaram por investir na introdução de inovação e tecnologia na estrutura produtiva e no aumento da área cultivada, seguindo-se outra etapa, materializada numa unidade de produção artesanal de compotas, doces e desidratação de fruta que vem complementar e diversificar a atividade nuclear. Através do processo de transformação da fruta, a empresa aposta numa forma de evitar o desperdício e escoar a produção frutícola não comercializada, elevando a sua capacidade produtiva e financeira. A fruta é assim transformada num produto de valor acrescentado, com crescente aceitação e reconhecimento.
Além da realização de obras de beneficiação e adaptação de um imóvel para a instalação de uma cozinha e de uma sala de desidratação de fruta, dotada dos equipamentos industriais de produção, armazenamento e embalamento, o projeto aprovado pelo GAL ADIBER/Beira Serra14-20, prevê a conceção de uma imagem corporativa, o desenho de rótulos, a construção e desenvolvimento de um website, como meio de projeção de vendas, visibilidade e notoriedade.
A criação de uma unidade de agroturismo afigura-se como o próximo passo destes jovens empreendedores, que reclamam discriminação positiva face à dificuldade de ser empresário em pequenas localidades.
Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local ADIBER, no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo).
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]