ODS: O que são e como podemos contribuir para a sua implementação?

2016-04-18

I12662-BANNER.JPG

Um conjunto de plataformas e coletivos de organizações da Sociedade Civil, que está a organizar uma Consulta Pública sobre a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), convida todas as organizações e pessoas interessadas a participar no seguinte ciclo de workshops:

  • 2 de maio, às 14h30m, na Fundação Cidade de Lisboa (Rua Campo Grande, nº 380). Evento já realizado;
  • 6 de maio, às 9h30m, no Colégio do Espírito Santo, na Universidade de Évora. Evento já realizado;
  • 11 de maio, às 14h, nas instalações da CooLabora, Covilhã (Rua Combatentes da Grande Guerra, nº 62). Evento já realizado;
  • 19 de maio, às 14h,Universidade do Minho, Braga. Evento já realizado;
  • 20 de maio, às 14h, na Atmosfera M, Porto (Rua Júlio Dinis, nº 160). Evento já realizado;
  • 25 de maio, às 14h, na Casa da Esquina, Coimbra (Rua Aires de Campos, nº 6). Evento já realizado;
  • 2 de junho, às 14h30, no Centro de Estudos Natália Correia, Ponta Delgada (Rua do Monte). Evento já realizado;
  • 15 de junho, às 15h, nas instalações da Tertúlia Algarvia, Faro (Praça Afonso III, 13-15). Evento cancelado; 
  • 18 de junho, às 9h30, nas instalações do Centro de Juventude do Funchal, Funchal (Avenida Calouste Gulbenkian). Evento já realizado.

A dimensão universal e a transversalidade temática dos ODS, aprovados em setembro de 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, obrigam a uma efetiva conjugação de esforços de todas as entidades públicas, empresariais, da sociedade civil e das/os cidadãs e cidadãos para a concretização destes ODS.

É essencial o envolvimento da sociedade portuguesa na definição de uma estratégia integrada e participativa que contribua para a implementação nacional da Agenda 2030, em que se integram os ODS.

Neste ciclo de wokshops procuraremos recolher contributos que nos ajudem a responder às seguintes questões:

  • Que papel deverão as Organizações da Sociedade Civil ter durante a implementação da Agenda 2030 (níveis nacional e regional/local)?
  • Que sugestões podem dar-se a quem governa (líderes nacionais) para a concretização da Agenda 2030 (níveis nacional e regional/local)?
  • Sendo a Agenda 2030 uma Agenda Universal, que responsabilidade/compromisso deverá haver na relação entre (agentes dos) países desenvolvidos e (agentes dos) menos desenvolvidos?

 I12662-IMAGEMXPARCERIA.JPG

 

Para aceder à "Nota Conceptual do Processo de Consulta" clique aqui.

 

Documentos Anexos:

Nota Conceptual ODS


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]